Diario de Pernambuco
Busca

IMPASSE DIPLOMÁTICO

Polêmica Lula x Israel gera impasse diplomático entre os dois países

A crise diplomática teve início com declaração de Lula em que comparou guerra ao Holocausto. Israel pede retratação

Publicado em: 21/02/2024 08:48 | Atualizado em: 21/02/2024 08:52

o chanceler de Israel condenou as falas de Lula (Crédito: Ricardo Stuckert / PR)
o chanceler de Israel condenou as falas de Lula (Crédito: Ricardo Stuckert / PR)

A crise diplomática aberta entre Brasil e Israel — que teve início após comentário de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a guerra que atinge o Oriente Médio — segue sem sinais de arrefecer. De um lado, o governo israelense exige uma retratação do presidente da República. Do outro, Lula não indica recuo.

 

O imbróglio teve início no último domingo (18/2), após Lula comparar a guerra entre Israel e o Hamas ao Holocausto. “O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu quando Hitler resolveu matar os judeus”, declarou em coletiva de imprensa ao encerrar o giro pela África.

 

Prontamente, a fala do presidente foi rechaçada por atores políticos tanto do Brasil quanto do exterior, mas a resposta mais dura partiu do governo de Israel. Em uma quebra de protocolo, o ministro das relações exteriores do país, Israel Katz, convocou o embaixador brasileiro Frederico Meyer a comparecer ao Museu do Holocausto Yad Vashem.

 

Confira a reportagem completa no Metrópoles

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL