Diario de Pernambuco
Busca

ESTRATÉGIAS

No mundo virtual, João Campos é o maior prefeito do Nordeste

Prefeito do Recife superou a marca de 2 milhões de seguidores no Instagram durante o carnaval. Os bons resultados também parecem acender o alerta para governadora, Raquel Lyra, que vem tentando ser mais descontraída em publicações nas redes

Publicado em: 15/02/2024 08:34 | Atualizado em: 15/02/2024 11:29

João tem estilo longe do paletó e vem se aproveitando dos bons resultados nas redes (Reprodução/Redes)
João tem estilo longe do paletó e vem se aproveitando dos bons resultados nas redes (Reprodução/Redes)

O prefeito do Recife, João Campos (PSB), já ultrapassa a marca de 2,1 milhões de seguidores no Instagram. O gestor da capital pernambucana, que aproveitou o Carnaval para movimentar a internet descolorindo os cabelos, demonstra estar surfando na onda dos bons resultados para se aproximar dos eleitores e ganhar novos nichos de público, sobretudo aqueles de menor faixa etária. Em um ano atípico, com uma aprovação reduzida de projetos na Câmara, em razão das eleições municipais, o político que defende o abandono do paletó e do modelo convencional de administração, tem aproveitado o embalo digital para se mostrar mais presente. A estratégia também parece estar sendo abraçada pela governadora, Raquel Lyra (PSDB).

No decorrer do reinado de Momo, Campos ganhou cerca de 550 mil adeptos na rede social. E foi além. Em menos de 24 horas após anunciar o crescimento, feito com uma publicação onde exibe duas grandes e amarelas espigas de milho, ele já teve adicionado mais de 100 mil novos perfis ao grupo. "Obrigado gente!", comemorou. O cenário o coloca como o prefeito com o maior engajamento nas redes sociais, entre todas as capitais do Nordeste. Bastou raiar o sol da Quarta-feira de Cinzas, para o socialista já surgir em coletiva de imprensa com um novo visual. Os cabelos pretos foram retomados e junto com eles, os resultados positivos que parecem fazê-lo, literalmente, embarcar em voos mais altos.

Para além de anunciar o balanço do Carnaval do Recife, propagado pela equipe com números positivos, Campos embarcou no mesmo dia para Nova York, nos Estados Unidos, onde vai receber prêmios na sede da Organização das Nações Unidas (ONU). Na programação, estão reconhecimentos por práticas exitosas no Compaz e a parceria de ações para mitigação de riscos nas áreas de morros da cidade. "A festa termina, mas a gente segue trabalhando. Vamos lá receber o pergaminho de honra, fruto das ações que vêm mudando a vida das pessoas", afirmou. A concessão também já havia ocorrido em 2022 e 2023.

Raquel começou a desenhar um perfil mais leve nas redes sociais (Miva Filho / Secom)
Raquel começou a desenhar um perfil mais leve nas redes sociais (Miva Filho / Secom)

Na outra ponta da corrente, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), segue na busca para conseguir alinhavar esta espécie de corpo a corpo virtual com seus eleitores e um novo time que vem chegando. O rescaldo também está na mira dos prefeituráveis, que receberão sua chancela para campanhas em outubro próximo. No Instagram, ela acumula 957 mil seguidores, que têm se deparado com publicações mais descontraídas. Durante os dias de folia, a tucana gravou vídeos na internet e falou de investimentos na ordem de mais de R$ 20 milhões na cena cultural. Ela percorreu municípios do interior, como Aliança, Paudalho, Vitória de Santo Antão, Bezerros e Nazaré da Mata. Neste último, foi batizada em cerimônia, recebendo uma gola especial do maracatu.

O cientista político, Hely Ferreira, explica que o desempenho encontrado na internet não reflete, de maneira intrínseca, em bons resultados nas eleições. "É importante entender que número de seguidores nas redes sociais não está ligado com a apuração de votos nas urnas. Uma boa imagem pode e deve ser construída no mundo virtual, mas precisa estar muito bem alinhada com o factível, com projetos e ações reais, conferidas de perto e aprovadas  pela população", diz. No caso de João Campos, 2024 tem um caminho pavimentado por uma aprovação de 81%, conforme dados da pesquisa AtlasIntel. O ranking expressivo vai de encontro aos nomes que serão colocados na mesa pelo Palácio das Princesas, sob a batuta de Lyra, ainda em fase de escalação e observação do termômetro das ruas.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL