Diario de Pernambuco
Busca

OPOSIÇÃO

Impeachment de Lula: veja quem são os 92 deputados que assinaram pedido

Entre os apoiadores, 20 parlamentares são de partidos com ministérios no governo do petista

Publicado em: 19/02/2024 21:51 | Atualizado em: 19/02/2024 21:54


O pedido de impeachment é encabeçado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP)  (foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)
O pedido de impeachment é encabeçado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) (foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)

Após a fala de Lula sobre Israel, um pedido de impeachment encabeçado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) já alcança 92 assinaturas. O documento, que deve ser protocolado até terça-feira (20), se baseia em trecho do Artigo 5 da Lei nº 1.079/1950 que caracteriza como de responsabilidade contra a existência política da União “cometer ato de hostilidade contra nação estrangeira, expondo a República ao perigo da guerra, ou comprometendo-lhe a neutralidade”.

 

Seguindo o posicionamento da parlamentar, outros 62 assinantes são filiados ao Partido Liberal (PL). Entre eles, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), o filho ‘03’ do ex-presidente Jair Bolsonaro, e Nikolas Ferreira (PL-MG) e os ex-ministros Mário Frias (PL-SP) e Ricardo Salles (PL-SP). Opositores ao atual governo, Cidadania, Novo e Partido Renovação Democrática (PRD) também aparecem na lista. O Podemos conta com uma assinatura.

 

 

 

Quatro partidos que possuem ministérios da gestão do petista, no entanto, aparecem no pedido de impeachment, são eles União Brasil, Republicanos, Partido Social Democrático (PSD) e Partido Progressistas (PP). Juntos, as congregações respondem por 20 assinaturas, sendo cinco do PP, duas do PSD, três do Republicanos e 10 do União Brasil.

 

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL