Diario de Pernambuco
Busca

DIREITOS HUMANOS

Bancada bolsonarista prepara pedido aos direitos humanos sobre suposta perseguição ao Bolsonaro

Grupo de parlamentares ligados a Jair Bolsonaro prepara pedido à Comissão Interamericana de Direitos Humanos contra supostas irregularidades

Publicado em: 27/02/2024 09:09 | Atualizado em: 27/02/2024 09:13

O entorno de Bolsonaro tenta coletar 100 assinaturas (Crédito: Marcelo Cello/ especial para Metrópoles)
O entorno de Bolsonaro tenta coletar 100 assinaturas (Crédito: Marcelo Cello/ especial para Metrópoles)

O grupo político de Jair Bolsonaro diz que o ex-presidente é vítima de violação de direitos humanos e vai recorrer a cortes internacionais. As supostas irregularidades, argumentam, ocorreriam no âmbito dos inquéritos que tramitam no Supremo Tribunal Federal (STF) sob relatoria de Alexandre de Moraes.

 

A afirmação é de parlamentares bolsonaristas que vão protocolar petição na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da Organização dos Estados Americanos (OEA). Caberá ao colegiado, então, decidir se há elementos para que o caso seja julgado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos, sediada na Costa Rica. Aliados de Bolsonaro também cogitam recorrer ao Tribunal de Haia.

 

Entre os articuladores, estão o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). A alegação central é de “censura”, sob o argumento de que o ministro do STF promoveria “perseguição política” ao ex-presidente com intenção de “calar a oposição”. 

 

As informações são da coluna do Paulo Capelli do Metrópoles

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL