SUAPE

Lula participa de cerimônia na Refinaria Abreu e Lima; veja ao vivo

Petista cumpre agenda no Grande Recife nesta quinta (18) e na sexta (19)

Publicado em: 18/01/2024 12:51 | Atualizado em: 18/01/2024 17:05

Cerimônia na refinaria acontece na tarde desta quinta (18) (Sandy James/DP Foto)
Cerimônia na refinaria acontece na tarde desta quinta (18) (Sandy James/DP Foto)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, na tarde desta quinta-feira (18), da cerimônia de retomada das obras da Refinaria Abreu e Lima (Rnest), no Complexo Industrial Portuário de Suape, em Ipojuca, no Grande Recife. O governo federal e a Petrobras projetam que a ampliação da unidade gere cerca de 30 mil empregos diretos e indiretos. 
 
Acompanhe ao vivo


Escola de Sargentos

Na sexta-feira (19), às 9h, Lula vai para a cerimônia de transmissão de cargo do Comando Militar do Nordeste (CMNE), no Curado, em Recife (PE). Em seguida, às 10h30, acompanha no mesmo local a solenidade de assinatura do Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos, o maior projeto do Exército desde a construção da Academia Militar das Agulhas Negras, na década de 40. Este projeto tem o objetivo de reunir, na região metropolitana do Recife, 16 estruturas de ensino que atualmente formam os sargentos de carreira da força.
 
Acenos políticos esperados durante agenda de Lula em Pernambuco
 
Com a antecipação do anúncio da retomada de investimentos na Refinaria Abreu e Lima e o detalhamento do novo Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos, divulgados ontem em entrevista coletiva com representantes dos governos Federal e Estadual, a visita do presidente ao estado se resumirá a uma agenda política, visando as eleições municipais deste ano, que desenham a corrida eleitoral em 2026, quando o petista pretende concorrer à reeleição.

Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) - que não anda satisfeita com a sua legenda - tenta uma aproximação com a base aliada de Lula na intenção de viabilizar apoio político para 2026, de novos projetos estruturantes para o Estado, além da retomada de investimentos em obras que estão paradas. Por enquanto, o que se comenta nos bastidores é que a governadora vem refletindo sobre a possibilidade de migrar para o PDT ou PSD, partidos que compõe a base de Lula.

Ontem, durante a coletiva, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, acenou ao Governo Federal ao dizer que a gestão Raquel Lyra caminha em sintonia e sincronia com a agenda de Lula. O movimento não deixa dúvidas de que o campo para negociação política entre o petista e a tucana está livre e aberto. Enquanto isso, o PT vislumbra a vaga de vice na chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB).
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL