ELEIÇÕES 2024

Acenos políticos são aguardados em Suape durante cerimônia na Rnest

Presidente Lula visita a Refinaria Abreu e Lima, em meio à disputa pela vice na chapa de João Campos e aproximação com Raquel Lyra

Publicado em: 18/01/2024 05:00 | Atualizado em: 18/01/2024 07:03

Governadora Raquel Lyra e o presidente Lula durante cerimônia de lançamento do programa Farmácia Popular, em Brasília (Ricardo Stuckert/PR)
Governadora Raquel Lyra e o presidente Lula durante cerimônia de lançamento do programa Farmácia Popular, em Brasília (Ricardo Stuckert/PR)

Com a antecipação do anúncio da retomada de investimentos na Refinaria Abreu e Lima (Rnest) e o detalhamento do novo Termo de Compromisso para a construção da Escola de Sargentos, divulgados ontem em entrevista coletiva com representantes dos governos Federal e Estadual, a visita do presidente Lula (PT) hoje ao estado se resumirá a uma agenda política, visando as eleições municipais deste ano, que desenham a corrida eleitoral em 2026, quando o petista pretende concorrer à reeleição.

 

Em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (PSDB) - que não anda satisfeita com a sua legenda - tenta uma aproximação com a base aliada de Lula na intenção de viabilizar apoio político para 2026, de novos projetos estruturantes para o Estado, além da retomada de investimentos em obras que estão paradas. Por enquanto, o que se comenta nos bastidores é que a governadora vem refletindo sobre a possibilidade de migrar para o PDT ou PSD, partidos que compõe a base de Lula.

 

Ontem, durante a coletiva, o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, acenou ao Governo Federal ao dizer que a gestão Raquel Lyra caminha em sintonia e sincronia com a agenda de Lula. O movimento não deixa dúvidas de que o campo para negociação política entre o petista e a tucana está livre e aberto. Enquanto isso, o PT vislumbra a vaga de vice na chapa do prefeito do Recife, João Campos (PSB).

 

Leia Mais:

 

 

Antigos trabalhadores da Refinaria Abreu e Lima serão recrutados para nova fase de obras

 

 

 

 

 

 Ampliação da Refinaria Abreu e Lima vai gerar 30 mil empregos

 

Legado incompleto que ficou no caminho

 

Quando acontecem as eleições municipais? Veja as principais datas do ano eleitoral de 2024

 

 

“Poder participar desse momento tem sido um privilégio para todos nós que fazemos o governo Raquel Lyra. Acho que a nossa fala é de sintonia e sincronia. Primeiro de sintonia, que é um diálogo permanente que a gente vem fazendo através da parceria do Porto de Suape com a Refinaria e o diálogo permanente com o Governo Federal nos temas de infraestrutura, que impactam no desenvolvimento econômico”, enfatizou.

 

Guilherme reforçou que essa sintonia tem permitido ao Governo do Estado a possibilidade de investir e ter confiança para manter a sincronia desse processo, se referindo à retomada das obras e investimentos na Rnest e a previsão de tocar a Transnordestina e o Arco Metropolitano. “Temos um compromisso forte com o Governo Federal de retomar as obras da Transnordestina e botar pra andar as obras do Arco Metropolitano, ambas que se integram com a vocação de Suape de ser o grande porto integrador do Nordeste”, disse.

 

Com a retomada da Rnest, a Petrobras prevê um aumento de 160% na produção em quatro anos. O início das obras está previsto para o segundo semestre e a conclusão, em 2028. Segundo a gerente executiva de Projetos e de Desenvolvimento da Produção da estatal, Mariana Cavassin, atualmente a Rnest produz 100 mil barris/dia de Diesel S10, e passará para 260 mil barris/dia.

 

 

Mesmo com toda a polêmica envolvendo a refinaria, alvo de investigação da Lava Jato, no escândalo do “petrolão”, esquema que envolveu desvios de recursos durante as gestões do PT, os executivos da companhia não revelaram o valor dos investimentos e foram superficiais ao serem questionados sobre quais medidas serão tomadas para que o episódio o não se repita. O projeto foi anunciado em 2005 e orçado em US$ 2,4 bilhões. Mas até agora, a Rnest já custou US$ 18,9 bilhões à Petrobras.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL