Diario de Pernambuco
Busca

CONGRESSO

CCJ do Senado aprova indicado de Lula para comandar a DPU

Nome de Leonardo Magalhães foi aprovado por unanimidade dos presentes, pelo placar de 19 a 0, 40 dias após plenário rejeitar o primeiro nome do presidente para o cargo

Publicado em: 06/12/2023 15:12



Leonard Magalhães foi indicado por Lula para exercer o cargo de defensor público-geral federal da Defensoria Pública da União (DPU) (foto: Geraldo Magela/Agência Senado)
Leonard Magalhães foi indicado por Lula para exercer o cargo de defensor público-geral federal da Defensoria Pública da União (DPU) (foto: Geraldo Magela/Agência Senado)

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou a indicação do defensor Leonardo Magalhães para comandar a Defensoria Pública da União (DPU), pelo placar de 19 a 0, unanimidade dos senadores presentes. A sabatina do indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ocorreu na manhã desta quarta-feira (06).

 

O nome de Magalhães será submetido ao plenário do Senado na semana que vem, quarenta dias depois de os senadores rejeitarem a indicação de Igor Roque para o cargo, que alcançou apenas 35 votos a favor. Eram necessários 41. E recebeu 38 votos contrários.

 

Durante a sabatina, Leonardo Magalhães foi questionado pelos senadores bolsonaristas Rogério Marinho (PL-RN) e Damares Alves (Republicanos-DF) sobre artigo que escreveu onde manifestou apreço pelo pensamento do religioso Frei Leonardo Boff e de sua Teologia da Libertação, alvo de contestação da extrema direita.

 

"Assim, Vossa Excelência fez um credo político e ideológico claro, o que não se espera de que vai ocupar o cargo a que o senhor está sendo sabatinado", disse Marinho.

 

Magalhães respondeu aos senadores aliados de Jair Bolsonaro: "O Leonardo acadêmico é ume o Leonardo defensor-geral é outro, que irá defender a Constituição", disse.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL