Diario de Pernambuco
Busca

ORIENTE MÉDIO

Lula e comitiva brasileira desembarcam em Doha, no Catar

O país será o último antes da ida de Lula aos Emirados Árabes Unidos, onde ocorre a COP 28, em Dubai. Presidente esteve nesta quarta-feira (29) na Arábia Saudita, em compromissos com empresários e integrantes do governo saudita

Publicado em: 29/11/2023 15:12


O presidente Lula e sua comitiva desembarcaram nesta terça-feira (29) em Doha, no Catar, última parada antes da COP28  (foto: Ricardo Stuckert/PR)
O presidente Lula e sua comitiva desembarcaram nesta terça-feira (29) em Doha, no Catar, última parada antes da COP28 (foto: Ricardo Stuckert/PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e sua comitiva chegaram nesta terça-feira (29) em Doha, no Catar, segunda parada na viagem que tem como objetivo central a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, a COP 28. O Catar é o último país que o petista visitará antes da ida aos Emirados Árabes Unidos, onde ocorre a convenção climática, em Dubai.

 

No Catar, Lula participará de um fórum com empresários brasileiros e cataris, além de reunião com o emir Tamim bin Hamad al-Thani, autoridade máxima do país. Além das relações comerciais, Lula deve tratar da retirada de brasileiros da Faixa de Gaza, em meio à guerra entre Israel e o grupo fundamentalista religioso Hamas.

 

Segundo o Itamaraty, ainda há 86 brasileiros e familiares em Gaza que querem deixar a região, bombardeada e invadida por Israel. O Catar é um dos principais articuladores da trégua humanitária e da retirada de civis da região.

 

 

Ministros e autoridades acompanham Lula

 

Até a última atualização desta matéria, o Planalto não havia divulgado a agenda oficial de Lula em Doha. Antes do Catar, o presidente estava na Arábia Saudita, onde participou de uma série de compromissos, como uma mesa redonda com empresários e integrantes dos governos e seminário da Embraer, e também assinou acordos de cooperação com a Arábia Saudita.

 

Acompanham Lula os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Carlos Fávaro (Agricultura), Rui Costa (Casa Civil), além do assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidência da República, Celso Amorim, bem como Jean Paul Prates (Petrobras), Aloizio Mercadante (BNDES), Jorge Viana (Apex Brasil) e o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

 

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense

 

Tags: COP 28 | catar | doha | lula |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL