Clouds25° / 27° C

ATOS ANTIDEMOCRÁTICOS

Mourão propõe PL para anistiar condenados do 8 de janeiro

O ex-vice presidente e senador publicou nas redes sociais ter protocolado projeto de lei que concretiza a absolvição de golpistas que participaram dos ataques antidemocráticos

Publicado em: 19/10/2023 17:52

"PL 5064/23 materializa uma justa reação aos abusos do Judiciário, que ignorou a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal" (foto: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)
"PL 5064/23 materializa uma justa reação aos abusos do Judiciário, que ignorou a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal" (foto: Kayo Magalhães/CB/D.A Press)

O general Hamilton Mourão (Republicanos-RS) comunicou, por meio das redes sociais, nesta quinta-feira (19/10), que protocolou um projeto de lei para proteger e "anistiar" os condenados dos atos terroristas de 8 de janeiro.

 

“Protocolei projeto de lei que prevê anistia a manifestantes acusados e condenados em razão dos atos de 8 de janeiro em Brasília, excetuando os que cometeram crime de dano qualificado, deterioração de patrimônio e associação criminosa”, afirmou.

 

O senador defende que “o PL 5064/23 materializa uma justa reação aos abusos do Judiciário, que ignorou a ampla defesa, o contraditório e o devido processo legal”.

 

Ainda segundo o parlamentar, "todos sabemos que os atos de vandalismo de 8 de janeiro decorreram da falta de controle daqueles que deveriam proteger o patrimônio".

 

Ele também comentou sobre a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) de 8 de janeiro. "Ao fechar os olhos para a omissão do governo de turno, jogando toda a responsabilidade para integrantes, apoiadores e simpatizantes do governo anterior, o relatório apresentado pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) é a prova cabal da perseguição política que se instaurou no Brasil. A demonização da direita é uma das estratégias adotadas por aqueles que roubam para si a defesa da democracia ou a pseudodefesa, como poderia classificar."

 

 

Condenações

 

Ao todo, 14 pessoas já foram julgadas no Supremo Tribunal Federal (STF) pelos atos de vandalismo de 8 de janeiro, quando golpistas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes, em Brasília. Ao todo, são 1.345 pessoas no banco dos réus por envolvimento nos ataques terroristas.

 

 

Confira as informações no Correio Braziliense 

 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua