Clouds28° / 29° C

GOVERNO FEDERAL

'Êxito mundial liderado por pernambucanos', diz Flávio Dino sobre operação para resgatar brasileiros em Israel

Segundo o ministro da Justiça, com uma iniciativa liderada pelo presidente Lula e pelo ministro da Defesa, José Múcio, o Brasil foi o primeiro país a proteger seus cidadãos no território atacado pelo Hamas

Publicado em: 11/10/2023 16:46 | Atualizado em: 11/10/2023 17:14

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em evento no Recife, nesta quarta (11) (Rafael Vieira/DP Foto)
Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em evento no Recife, nesta quarta (11) (Rafael Vieira/DP Foto)

Em evento no Recife para anunciar investimentos na área da segurança em Pernambuco, nesta quarta-feira (11), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, aproveitou para comentar a operação de repatriação de brasileiros em Israel. Segundo ele, com uma iniciativa liderada por dois pernambucanos, o Brasil foi o primeiro país a proteger seus cidadãos no território atacado pelo grupo extremista islâmico Hamas.

 

"Pernambuco pode comemorar porque esse êxito mundial foi liderado por dois pernambucanos: o presidente Lula e o ministro da Defesa, José Múcio. Hoje, Pernambuco está no pódio da operação humanitária no planeta", disse Dino.

 

 

 

Repatriação de brasileiros

 

Até a manhã desta quarta (11), 2.723 brasileiros manifestaram interesse em sua repatriação, sendo a maioria turistas hospedados em Tel Aviv e Jerusalém. A intenção do governo federal é manter as operações até que todos sejam atendidos. 

 

Duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) já decolaram de Israel. A primeira, com 211 passageiros, chegou a Brasília nesta quarta. A segunda decolou no início da noite desta quarta (horário de Israel) com 214 passageiros, além de quatro animais de estimação (um cachorro e três gatos). O voo seguiu com direção à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro.

 

 

 

 

 

O governo brasileiro foi procurado por outras nações sul-americanas em busca de auxílio na repatriação. O País informou que pretende auxiliar, mas que a prioridade será atender os cidadãos brasileiros. 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias