Política

Daniel Alves quer ser a ''quarta via'' em Jaboatão e racha federação

Ex-vereador, atualmente filiado ao PV, não abre mão de candidatura para apoiar Elias Gomes (PT) e definirá em breve o seu futuro para a briga pela prefeitura em 2024

Publicado em: 26/09/2023 19:30 | Atualizado em: 27/09/2023 11:27

Daniel Alves e Marília debateram sobre o cenário político de Jaboatão dos Guararapes nesta terça-feira (26) (Foto: Lucas Tiné/Divulgação)
Daniel Alves e Marília debateram sobre o cenário político de Jaboatão dos Guararapes nesta terça-feira (26) (Foto: Lucas Tiné/Divulgação)

Candidato à prefeitura em 2020 com mais de 80 mil votos, o ex-vereador de Jaboatão dos Guararapes, Daniel Alves (PV) afirmou com exclusividade ao Diario de Pernambuco que não pretende abrir mão da disputa pelo Executivo Municipal em 2024. 

Na última semana, o lançamento da pré-candidatura e filiação ao Partido dos Trabalhadores do ex-prefeito da cidade por dois mandatos, Elias Gomes, fechou o cerco na federação Brasil da Esperança (PT/PV/PCdoB). O nome de Daniel já estava sendo ventilado para a disputa, mas com a clara intenção de disputa pelo partido que encabeça a federação, a possibilidade se enfraqueceu, já que a lei eleitoral não permite múltiplas candidaturas de partidos federados. 

Daniel, no entanto, se mostrou resistente à possibilidade de abrir mão da candidatura para integrar a base de Elias Gomes dialogando nos bastidores com outras lideranças. À reportagem, ele quebrou o silêncio: “Não tenho qualquer interesse em deixar de disputar as próximas eleições. Tenho muito respeito a Elias, mas nos últimos meses nunca houve esse diálogo de fato na Federação. O que o PT fez foi chegar com a sua candidatura e a colocar como prioridade”, afirmou. “Vou me reunir em breve com Clodoaldo Magalhães (PV), que preside o meu partido em Pernambuco, para conversarmos sobre os rumos que serão tomados daqui para frente em Jaboatão”, completou. 

A grande jogada

O pré-candidato também deixou claro que está em diálogo com outros partidos, e que deve migrar para outra legenda que viabilize seu nome na disputa majoritária em 2024. “Estou indo agora mesmo para uma conversa com o presidente de um partido e já dialoguei também com o Solidariedade e Avante. Tenho uma relação muito boa com todos e pretendo me filiar ao que oferecer estrutura e condições para apresentar um projeto voltado para a cidade”, declarou. 

Daniel Alves afirmou ainda que todos os pré-candidatos “já estiveram com a bola da vez” e que em breve anunciará o que chamou de “uma grande jogada”. Analisando o cenário eleitoral, o ex-vereador pontuou que a disputa gira muito em torno da polarização entre Lula e Bolsonaro, e apostará somente nas questões do município, se posicionando como uma alternativa no embate. “Tenho todo o respeito do mundo a Elias, que é meu amigo pessoal, mas o campo progressista precisa de dois nomes. Essa é uma eleição com dois turnos e precisamos nos fortalecer para atingir o objetivo de tirar os bolsonaristas de uma vez por todas de Jaboatão”, ressaltou. 
 
 
Abrindo completamente o jogo, o pré-candidato não poupou críticas ao atual prefeito, Mano Medeiros (PL) e à deputada federal Clarissa Tércio (PP). “A população quer alguém que conheça de verdade os problemas da cidade, que pertença de fato à nossa terra, Clarissa (Tércio) só conhece Jaboatão do shopping até a orla”, disparou.

Sobre Marília Arraes (SD), com quem esteve reunido nesta terça-feira (26) ao lado de lideranças do próprio Solidariedade, PDT e PCdoB; Daniel afirmou que tem feito bons diálogos e espera uma boa parceria, já que foi o único entre os quatro pré-candidatos a apoiá-la nas eleições estaduais em 2022. “Temos tido boas conversas, e não acredito que Marília deva se colocar como candidata. Sei que ela também dialoga com a federação, mas espero chegar a um bom consenso”, pontuou. 

A expectativa é que Daniel Alves bata o martelo sobre o seu rumo político nos próximos dias, após se reunir com as lideranças de seu atual partido, o PV.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL