Diario de Pernambuco
Busca

AGENDA PRESIDENCIAL

Lula visita polo automotivo de Goiana e inaugura linha de produção

Publicado em: 06/06/2023 20:30

 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pousou na base aérea do Recife, no bairro do Jordão, por volta das 15h30 desta terça-feira (6). De lá, o chefe do Palácio do Planalto decolou para o polo automotivo Stellantis, no município de Goiana, na Zona da Mata Norte. Ao lado do presidente da Stellantis na América do Sul, Antonio Filosa, Lula participou do lançamento simbólico do quinto modelo da picape Rampage, quando acionou o botão que deu início à produção da nova frota.

Lula chegou ao local acompanhado da primeira-dama Janja da Silva; da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB); dos senadores Humberto Costa (PT) e Teresa Leitão (PT); do prefeito do Recife, João Campos (PSB); da ministra de Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB); e do ministro de Pesca e Aquicultura, André de Paula (PSD). 

Presidente da Stellantis na América do Sul, Filosa falou com emoção ao destacar o impacto mundial do polo montado em Pernambuco. “Somos uma fábrica jovem, com oito anos de existência e muita história. O presidente Lula foi o grande protagonista por trazer essa fábrica para cá. Na época, o governador Eduardo Campos e o vice-governador João Lyra apoiaram o presidente. Hoje, essa fábrica virou uma surpresa para a indústria nordestina e mundial”.

Lula viabilizou a instalação da montadora em Pernambuco em 2010, no final do seu segundo mandato. Hoje, o presidente falou em “gratidão e entusiasmo” sobre poder ter visto de perto a unidade em pleno funcionamento.

“Nesses quase 50 anos de vida política eu nunca tinha visitado uma fábrica automobilística com a recepção que tive aqui. Hoje, eu vi um pouco da fotografia do Brasil que queremos construir. Esse país vai voltar a crescer e ter crédito barato. Esse país vai trabalhar para que o Nordeste seja tratado da mesma maneira que os estados do Sul. Vim com Eduardo Campos lançar a pedra fundamental. Visitei também com a Dilma, mas não estava funcionando. Fiquei boquiaberto com o que vocês conseguiram fazer em uma cidade do interior do Brasil”, destacou o presidente. 

A governadora Raquel Lyra estava portando uma bandeira do estado levada pelos funcionários do Stellantis. Segundo ela, o gesto simbolizava a união por Pernambuco. 

“Fazer escolhas ousadas que não estão no roteiro, que faz o extraordinário na vida das pessoas. Pernambuco não vive um momento fácil, mas nada é capaz de superar a força do trabalho e da união. Agradeço a demonstração do governo Lula em reafirmar o compromisso com o Nordeste e, especialmente, com Pernambuco. O governo do estado está aqui para lutar incansavelmente por investimentos”, pontuou Raquel.

Diversos deputados estaduais e federais estiveram presentes à agenda. O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) falou da importância do polo para o estado. “Uma fábrica moderna, que gera muitos empregos diretos e indiretos. Isso consolida uma decisão política tomada lá atrás pelo presidente Lula e pelo governador Eduardo Campos, e que hoje podemos ver vidas sendo transformadas”, destacou.

Já o deputado federal Pedro Campos (PSB) falou com saudosismo ao lembrar do pai, o ex-governador Eduardo Campos. “Foi um dia de muita emoção, em que o presidente voltou para ver um sonho de que foi sonhado por ele junto com Eduardo, de trazer a indústria automobilística para uma região que vivia da agricultura. Visitar a Mata Norte e ver pessoas com fardas das empresas do polo automotivo é gratificante.”.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL