Acervo
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Priscila garante apoio do Governo de Pernambuco a Hemobrás
Publicado: 16/05/2023 às 10:00

/Foto: Américo Nunes/Divulgação
A vice-governadora Priscila Krause (Cidadania) acompanhou, ontem (15), as ministras da Saúde, Nísia Trindade, e da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), em uma visita às instalações da fábrica da Hemobrás, em Goiana, na Zona da Mata Norte. Priscila reforçou o apoio do Governo de Pernambuco no fortalecimento da empresa e na autossuficiência do Brasil na produção de hemoderivados, bem como garantiu o reforço da infraestrutura viária para o desenvolvimento do polo farmacoquímico na região.
Ela lembrou que a decisão do governo federal de instalar a Hemobrás em Pernambuco, nos anos 2000, se deu em virtude de uma política existente no estado desde a década de 1970 com a criação do Hemope.
“A Hemobrás traz desenvolvimento para o estado por movimentar uma rede que vai desde os insumos até a qualificação da mão de obra”, explicou Priscila. “O Governo de Pernambuco vai atuar lado a lado com o Palácio do Planalto para que a Hemobrás funcione a pleno vapor como esperamos”, completou.
Autossuficiência
A ministra Nísia Trindade reforçou que o funcionamento pleno da Hemobrás, que pode acontecer a partir do ano de 2025, vai ajudar o Brasil a diminuir a dependência de importação de medicamentos para atender aos pacientes com hemofilia e outras doenças relacionadas à coagulação sanguínea. Segundo ela, os custos para esses medicamentos são na ordem de R$ 1,5 bilhão por ano.
“O pleno funcionamento da Hemobrás é um passo fundamental para o Brasil reduzir a sua dependência externa no setor de derivados do sangue e biotecnologia. Desde 2004, essa tem sido uma trajetória de sucesso. Importantes parcerias público-privadas vêm se firmando”, pontuou a ministra.