Diario de Pernambuco
Busca

INVESTIMENTOS

Na Câmara, Ministro José Múcio defende mais investimentos para a Defesa

Publicado em: 17/05/2023 18:28

 (Foto: Ed Alves/CB/DA.Press)
Foto: Ed Alves/CB/DA.Press
Em audiência pública da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (17/5), o ministro da Defesa, José Múcio, afirmou o país precisa aumentar os investimentos no setor. Na avaliação do chefe da pasta, os recursos devem garantir a segurança e desenvolvimento na nação. 

“Precisamos investir em segurança e defesa, as quais, além de gerar bem-estar, de garantir a nossa integridade, a nossa soberania e de nos fazer respeitar como nação, tem o potencial de contribuir com o desenvolvimento social, econômico e tecnológico do Brasil”, defendeu o ministro.

O setor gera cerca de 3 milhões de empregos, diretos e indiretos, e, atualmente, o orçamento da pasta representa 1,12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. O gasto com defesa, recomendado pela Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), é de 2% do PIB.

Para Múcio, o saldo atual é insuficiente levando em consideração o tamanho do país. “Estamos bem aquém desse patamar. Precisamos equilibrar os investimentos em defesa para que possamos atingir níveis compatíveis com a nossa dimensão territorial e com a estatura geopolítica do Brasil”, comentou.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL