ENTREVISTA

Podemos indica Andreza Romero para Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais do Recife

Publicado em: 13/05/2023 08:30 | Atualizado em: 21/05/2023 07:55

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O prefeito do Recife, João Campos (PSB), anunciou, por meio de publicação em redes sociais, que a vereadora Andreza Romero (Podemos) vai passar a ocupar a pasta voltada para a defesa dos animais na administração municipal. A parlamentar foi a segunda mais votada para a Câmara do Recife nas eleições de 2020 tendo como principal bandeira durante o período de campanha a luta pela causa animal.

Vinculada à Secretaria de Governo e Participação Social, a Secretaria Executiva dos Direitos dos Animais (Seda) foi instituída na Prefeitura do Recife em 2013, durante o primeiro ano de mandato do ex-prefeito Geraldo Julio (PSB), tendo sido pioneira nas regiões Norte e Nordeste do país.

De acordo com o prefeito João Campos, Andreza dispõe de “total credibilidade” para assumir o cargo. “Andreza é uma mulher jovem e militante da causa, há anos atuando em defesa dos animais. Ela está preparada para assumir a secretaria e cumprir a missão de ampliar as nossas ações na área”, afirmou o gestor.

Novo cargo


Em entrevista exclusiva ao Diario de Pernambuco, a nova comandante da Seda falou sobre as expectativas à frente do posto e traçou quais serão as ações prioritárias da secretaria neste primeiro momento. “Nós temos como prioridade a iminente reforma e ampliação do Hospital Veterinário do Recife, e a criação de um plano de ação para coibir os abandonos de animais, punir quem os faz e assumir a responsabilidade de tirar os animais das ruas da cidade, desafogando os agentes que sofrem psicológica e financeiramente para tentar diminuir esse problema”, afirmou Andreza.

A longo prazo, a gestora afirmou que a prefeitura deverá “voltar a sua atenção para quem fortalece a luta pela defesa e proteção dos animais, como ONGs e entidades, e tentar ao máximo acabar com os casos de abusos e abandonos”.

Expansão estadual


Perguntada sobre as pretensões de sugerir ações a nível estadual, Andreza Romero disse que está em constante articulação, tendo, inclusive, dialogado recentemente com a governadora Raquel Lyra (PSDB), que, segundo ela, teria demonstrado interesse em montar uma secretaria voltada aos animais.

Articulações políticas


“Não houve acordo com as lideranças partidárias. Foi uma construção que começou em 2020, quando seguimos ao lado do prefeito no primeiro e no segundo turno. Como gestor, ele sempre reconheceu o nosso trabalho e a nossa posição enquanto representantes da causa animal, então foi um caminho muito natural”, disse Andreza sobre o novo cargo.

Quanto aos próximos pleitos, a secretária afirmou que tem sondado e se aproximado de nomes que representam o segmento para que possam disputar e preencher espaços nas Câmaras Municipais a partir de 2024. “Infelizmente, não é possível unir a todos, mas não podemos deixar que aconteça o que aconteceu nas últimas eleições, onde ficamos sem um representante da causa a nível federal”, explicou.

Perfil

Andreza Romero é bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco e foi uma das responsáveis pela criação da Central Animal, plataforma que reúne diversos serviços de assistência veterinária gratuita. Iniciou na vida pública nas eleições municipais de 2020, quando foi eleita vereadora com 13.249 votos, sendo a segunda mais votada da capital pernambucana no pleito.

Como parlamentar, atuou por emendas para reformas de reestruturação nos centros de atendimento aos animais no Recife, além de propor a criação do Samu e SUS Animal, modelo a ser implementado, segundo ela, nos próximos anos.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL