Diario de Pernambuco
Busca

FUNAI

Retirar garimpeiros da Terra Yanomami é prioridade da Funai, diz nova presidente

Publicado em: 09/01/2023 10:03 | Atualizado em: 09/01/2023 10:25

 (Foto: Mauro Pimentel/AFP)
Foto: Mauro Pimentel/AFP
A nova presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e deputada federal,Joenia Wapichana, afirmou que uma das prioridades na gestão dela é retirar os garimpeiros da Terra Yanomami e garantir a segurança dos indígenas que vivem no território. A entrevista foi dada á Rede Amazônica em Brasília. 

As Terras Yanomami, formam a maior reserva indígena do Brasil, a região é alvo alvo de criminosos que fazem a extração ilegal de ouro desde a década de 1980, e tem se intensificado a cada ano. É também um problema para os povos da região doenças e a falta de acompanhamento governamental.

"A Terra Indígena Yanomami é uma das prioridades que está no relatório do grupo de trabalho, e vai ser uma força-tarefa muito grande, não somente com a Funai, mas outros órgãos do governo. Também tem que ser combinada com algumas ações sociais, pois a gente precisa dar uma segurança na terra, restabelecer a paz, a tranquilidade e também fazer uma fiscalização mais contínua, mais permanente", disse Joenia.

Wapichana ainda cumpre seus últimos dias como deputada federal por Roraima e depende de nomeação para assumir oficialmente a Fundação. A nova presidente, deve ser nomeada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, já que a Fundação passará a ser alinhada à pasta.

"Não é somente retirar garimpeiros e deixar da forma que está, mas dar uma resposta para a questão ambiental, para a própria questão ali dos garimpeiros. Precisa ser pensada numa ação coletiva num grupo de trabalho", complementou a deputada sobre os objetivos. 

Joenia disse que vai trabalhar para que os processos de demarcação e fiscalização das terras indígenas do país sejam retomados "dentro de um plano de trabalho", além de inibir o avanço de invasores nos territórios.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL