Diario de Pernambuco
Busca

TRABALHO

País vive "transformação na dinâmica de criação de emprego", diz secretário

Publicado em: 17/08/2022 11:42

 (Foto: Valter Campanato/Agência Brasi)
Foto: Valter Campanato/Agência Brasi
O secretário especial de produtividade e competitividade do Ministério da Economia, Alexandre Ywata, afirmou nesta quarta-feira (17/8) que o investimento do atual governo em micro e pequenas empresas contribuiu para a queda no desemprego vista no segundo trimestre deste ano. Ywata também afirmou que o país está vivendo uma "transformação na dinâmica de criação de emprego".

"Isso é um resultado importante de todo um trabalho que está sendo feito para melhorar o ambiente de negócio. Estamos falando de centenas de medidas individuais que, no agregado, a gente chega nesse resultado", disse Ywata. 

"Este ano, o Brasil criou um milhão e 330 mil empregos, 72% criados na micro e pequena empresa. Estamos vivendo uma transformação nessa dinâmica de criação de emprego", completou.

Facilidade para abrir uma empresa
 
O secretário participou nesta manhã do Fórum Encadear, realizado pelo Sebrae em São Paulo. Também estavam presentes o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o CEO da Aurora Alimentos, Neivor Canton, bem como outros representantes ministeriais e empresários.

Segundo Ywata, uma das medidas que contribuíram para a criação de empregos é a facilidade para abrir uma empresa. O secretário citou que o processo dura em média um dia e duas horas no país, chegando a oito horas na capital paulista. Ele também citou a reforma trabalhista realizada em 2017, com revogação de normas que eram "conflitantes".

"Isso aí foi atacado para a gente tentar justamente melhorar o funcionamento das empresas, até do ponto de vista de criação de empregos", afirmou o secretário. Ele também destacou que, a partir do ano que vem, os micro e pequenos empreendedores poderão emitir nota fiscal pelo celular.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL