Diario de Pernambuco
Busca

ENERGIA

Governo cancela leilão de energia nova A-6 por falta de demanda

Publicado em: 16/08/2022 12:37

 (Foto: )
Foto:
O Ministério de Minas e Energia cancelou a realização do leilão de energia nova A-6 deste ano devido à ausência de demanda por parte das distribuidoras de energia. O comunicado à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) foi feito na véspera, na noite de segunda-feira (15/8), juntamente com o envio de proposta de preços-teto para o certame do tipo A-5, que está mantido.

O leilão contrataria projetos novos de geração eólica, hidrelétrica e termelétrica, como biomassa, gás natural e RSU, para fornecimento a partir de 1º de janeiro de 2028. Segundo o governo, o cancelamento do leilão é consequência de diversas medidas em curso, como a proposta de abertura do mercado livre de energia, a expansão da geração distribuída e a descotização das usinas hidrelétricas da Eletrobras após a privatização.

De acordo com a pasta, esses fatores vêm reduzindo o mercado cativo, atendido pelo portfólio de contratos das distribuidoras, ampliando assim o consumo de energia no mercado livre, onde consumidores negociam a energia diretamente com geradores e comercializadores. Por isso, segundo o governo, não houve declaração de necessidade de compra de energia elétrica para o A-6 deste ano por parte das distribuidoras.

O leilão A-5 ainda será realizado, no dia 16 de setembro. Poderão participar empreendimentos eólicos, solares, hidrelétricos e térmicos movidos a biomassa, a carvão e biogás, e de aproveitamento de resíduos sólidos urbanos.
 

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL