Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES 2022

'Danos irreparáveis', diz Luiz Fux sobre efeitos das fake news na sociedade

Publicado em: 03/08/2022 14:30

 (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, ressaltou, na manhã desta quarta-feira (3), os estragos que as fake news podem causar na sociedade. Durante o evento Fake News e Liberdade de Expressão, organizado pela Corte junto à Embaixada da Alemanha, o magistrado citou “danos irreparáveis”, acrescentando que o Brasil “coíbe frontalmente” a prática, impondo sanções nas esferas criminal, eleitoral e cível.

“O cidadão precisa ser bem informado antes de exteriorizar sua opinião em relação a quem ele prefere que represente sua vontade. Daí a necessidade de uma lisura informacional no ambiente eleitoral para evitar informações falsas. As informações falsas, fake news, são aquelas que não têm fundo de veracidade e atingem de forma frontal a candidatura de outro concorrente, com danos irreparáveis.”

Luis Felipe Salomão, ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), lembrou, no evento, o deputado cassado Fernando Francischini (União Brasil-PR) — que perdeu o cargo por disseminar notícias falsas sobre o processo eleitoral brasileiro. “No caso Francischini, agora confirmado pelo Supremo Tribunal Federal, afirmamos que espalhar notícias falsas sobre o sistema eleitoral enseja cassação de mandato”, afirmou.

O embaixador da Alemanha no Brasil, Heiko Thoms, também se manifestou e destacou confiar nas instituições e na democracia do país. “Temos plena confiança nas instituições brasileiras e na resiliência da democracia brasileiras”, disse.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco