Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES 2022

Congresso tem mais de 9,3 mil candidatos ao Legislativo em outubro

Publicado em: 15/08/2022 19:04

 (Foto: Agência Brasil/Divulgação)
Foto: Agência Brasil/Divulgação
Até as 10h desta segunda-feira (15), as candidaturas para a Câmara dos Deputados chegavam a 9.163 e o número de candidatos inscritos para concorrer a uma vaga no Senado era de 206. O prazo para o registro de candidaturas ao Legislativo no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) termina daqui a pouco, às 19h.

O Senado, que terá 27 cadeiras disputadas nas eleições de 2022 (uma por unidade da Federação), já registrava um quantitativo superior ao de 2014, quando 185 candidatos concorreram pelo mesmo número de vagas. Nas eleições de 2018, foram 352 candidatos a senador, mas naquele ano 54 cadeiras (dois terços das vagas do Senado) estavam em disputa.

O sistema utilizado nas eleições para o cargo de senador é o majoritário. É eleito o candidato que obtiver o maior número dos votos apurados no estado em que concorre. O mandato dos senadores é de oito anos, mas as eleições para o Senado acontecem de quatro em quatro anos. Assim, a cada eleição, a Casa renova, alternadamente, um terço e dois terços de suas 81 cadeiras.

No caso da Câmara dos Deputados, as candidaturas registradas até a manhã de hoje ultrapassaram o número de 2018, quando 8.588 candidatos pleitearam o cargo de deputado federal. Os deputados são eleitos pelo sistema proporcional, ou seja, cada estado elege um número de representantes proporcional à sua população.

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL