Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PROCESSO ELEITORAL

TSE cria grupo de trabalho para tratar violência política

Publicado em: 22/07/2022 18:19 | Atualizado em: 22/07/2022 21:50

 (Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
Foto: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) criou um grupo de trabalho para enfrentar a violência política durante o pleito deste ano. A força-tarefa vai ser coordenada pelo corregedor da Justiça Eleitoral e contatará com colaboração de outros servidores, como representantes da vice-presidência do TSE, da Diretoria-Geral e da Secretaria de Polícia Judicial.

A portaria foi assinada pelo presidente do TSE, Edson Fachin. O ministro justifica que o grupo surge após “relatos de violência política” que chegaram ao conhecimento da Corte, “relatos de atentados à liberdade de imprensa, com suposto viés político”. O magistrado destacou ainda “a necessidade de assegurar o pleno exercício dos direitos fundamentais com segurança e paz nas eleições”.

Entre as tarefas do grupo estão reunir partidos políticos, o Ministério Público e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para discutir medidas e levantar informações para coibir a violência durante o processo eleitoral. 

Assassinato de petista

O TSE citou o assassinato do guarda municipal Marcelo Aloizio Arruda — ocorrido em 9 de julho, em Foz do Iguaçu (PR). Ele foi morto pelo policial penal Jorge Guaranho enquanto comemorava o seu aniversário de 50 anos com uma festa temática do PT. O atirador invadiu a festa gritando "aqui é Bolsonaro" e "mito" e baleou o petista.

De acordo com o Ministério Público, o crime teve motivação política. No entanto, a Polícia Civil afirmou que não vê a história por essa perspectiva. Ele foi denunciado pelo MP por homicídio duplamente qualificado por motivo fútil e perigo comum.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco