Diario de Pernambuco
Busca

ELEIÇÕES

Datafolha: Lula lidera com 18 pontos de vantagem sobre Bolsonaro

 (Lula e Bolsonaro seguem isolados na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PT e MAURO PIMENTEL / AFP)
Lula e Bolsonaro seguem isolados na liderança da corrida pelo Palácio do Planalto. Foto: Ricardo Stuckert/PT e MAURO PIMENTEL / AFP
A nova rodada da pesquisa Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (28), mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se mantém estável à frente da corrida eleitoral para o Palácio do Planalto. No levantamento, o petista aparece com 47%, percentual suficiente para vencer no primeiro turno, visto que todos os outros pré-candidatos, juntos, somam 42% da preferência dos entrevistados.

Já o presidente Jair Bolsonaro (PL) registrou um aumento de um ponto percentual em relação ao último levantamento e aparece em segundo lugar com 29%. 

A sondagem é a primeira do Instituto Datafolha a ser feita após a aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 1/2022, conhecida como PEC das Bondades, que prevê o aumento do Auxílio Brasil para R$ 600 e uma série de benefícios para outros setores de trabalhadores, e a queda no preço dos combustíveis — que se mantém abaixo de R$ 6 desde 11 de julho.

Ciro Gomes (PDT) aparece em terceiro lugar com 8% das intenções de voto e Simone Tebet (MDB) com 2%. Brancos e nulos somam 6%.

A pesquisa foi realizada entre quarta (27/7) e quinta-feira (28/7) e entrevistou 2.566 pessoas, acima de 16 anos, em 183 cidades. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o nº BR-01192/2022. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

No último levantamento do instituto, Lula estava com 19 pontos percentuais sobre Bolsonaro e chegou a registrar 47% da intenção dos votos, percentual que o ajudaria a vencer as eleições no primeiro turno, já que apresentava uma intenção de voto maior do que a de todos os concorrentes juntos. O mandatário marcou 28% e Ciro Gomes 8%.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL