Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES 2022

Convenção do MDB confirma candidatura de Simone Tebet ao Planalto

Publicado em: 27/07/2022 16:50

 (crédito: Flickr.com/simonetebetbr)
crédito: Flickr.com/simonetebetbr
O MDB oficializou, nesta quarta-feira (27), a candidatura da senadora Simone Tebet (MDB) à Presidência da República. O nome de Tebet foi referendado na convenção nacional do partido com 262 votos a favor e 9 votos contrários, representando cerca de 97% dos votantes. Mais cedo, PSDB e Cidadania, que também compõem a chapa, confirmaram o apoio em sua convenção por unanimidade, mas deixaram indefinido quem será o vice do autointitulado centro democrático.

A convenção nacional do MDB teve início às 10h, e o resultado da votação foi divulgado por volta das 16h30. O partido optou por realizá-la de forma virtual, em plataforma própria para a votação. A decisão levantou questionamentos por parte da legenda. Na segunda-feira (25), o emedebista Hugo Wanderley Caju, do diretório alagoano, entrou com uma representação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para suspender o evento. A ação, porém, foi negada ontem (26) pelo presidente do TSE, ministro Edson Fachin. O argumento para a suspensão é que o sistema virtual não garantiria o sigilo do voto.

Em resposta aos questionamentos, nos primeiros momentos da convenção, o presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, apresentou o sistema e deu a palavra a um representante da empresa responsável pela plataforma, que assegurou o sigilo do voto e o suporte necessário durante a votação. O partido também optou por transmitir ao vivo a convenção em suas redes sociais.

"Quero dizer que estou pronta. Pronta para estar ao lado de vocês, para poder ser a voz do MDB, PSDB e Cidadania. Para isso eu preciso do voto e da confiança de cada um. Tenho certeza que, com coragem e com amor, nós vamos reconstruir o Brasil", discursou Tebet. "Tenho convicção que o Brasil nunca precisou tanto deste partido histórico. Será o nosso amor que estará destruindo este ódio, será o amor que vai unificar o Brasil."

PSDB e Cidadania também chancelaram Tebet

Além dos emedebistas, participaram da convenção os presidentes nacionais do PSDB, Bruno Araújo, e do Cidadania, Roberto Freire. Eles fizeram um breve discurso de apoio a Tebet antes de seguirem para a própria convenção para também referendar a senadora como candidata ao Planalto e discutir a indicação de vice para a chapa.

“Três partidos que caminharam sempre, historicamente, em momentos dos mais importantes da história. Quando o PSDB governou o país, teve no MDB um dos principais aliados e alicerces nessa construção. Antes de passar na nossa convenção, chegamos aqui para dar esse abraço muito especial”, falou Bruno Araújo.

“(Tebet) é uma das mulheres que tem me surpreendido em todo momento. Já a conhecia como grande senadora, tinha ouvido falar, mas a surpresa é cotidiana. A todo momento que temos contato, que você (Tebet) tem contato com a sociedade brasileira, você nos surpreende, dando a dimensão do que significa o ano de 2022 como a emergência da mulher, em todo o mundo”, disse Roberto Freire.

PSDB e Cidadania, que formam uma federação juntos, confirmaram na parte da manhã o apoio a Simone Tebet, por unanimidade. Ainda não foi definido, porém, quem será o vice na chapa. Segundo Araújo, a decisão será tomada "o mais rápido possível".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Grupo Diario de Pernambuco