Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro 'não sabe a família que tem', diz Lula sobre corrupção

Publicado em: 28/07/2022 13:55

 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press)
crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A.Press
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (28), que o presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que não há corrupção em seu governo, mas "parece que ele não sabe a família que tem". Lula também criticou o desmonte da educação, ciência e tecnologia no atual governo e voltou a defender o fim do teto de gastos.

"Vejam que eu disse corrupção. Vira e mexe o presidente diz que não tem corrupção no governo dele. Parece que ele não sabe a família que tem", discursou Lula, em evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). "Me parece que ele esqueceu da quadrilha da vacina."

O ex-presidente participou da 74° Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre na UnB. A entidade convidou também outros presidenciáveis que estão bem colocados nas pesquisas de intenção de voto para entregar um documento contendo propostas para fomentar a pesquisa e educação e defender a democracia. Amanhã (29), o candidato Ciro Gomes (PDT) participará do evento.

Lula também voltou a criticar o teto de gastos, implantado durante o governo de Michel Temer (MDB). "O chamado teto de gastos, que tira dos pobres para dar aos ricos, aprofundou a agenda neoliberal em direção ao estado mínimo", disse o ex-presidente. "O atual governo colocou o Brasil numa máquina do tempo rumo ao passado", completou.

O candidato criticou a atuação do atual governo durante a pandemia da covid-19, afirmando que Bolsonaro "não acredita na ciência" e que boicotou a compra das vacinas. Lula também atacou a falta de transparência do atual governo, apontando que Bolsonaro decreta sigilos de 100 anos sobre informações que não quer divulgar.

"Diferentemente do nosso governo, que tinha o Portal da Transparência e a Lei de Acesso a Informação (LAI). Qualquer pessoa poderia saber a qualidade do papel higiênico no Palácio do Planalto", declarou.

Em seu discurso, em parte lido e em parte improvisado, Lula exaltou as ações de seus governos na área da educação, ciência, pesquisa e desenvolvimento. Ele citou o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, e o Conselho de Ciência e Tecnologia, entre outras políticas.

"A ciência e a tecnologia foram alçadas a condição de eixo central no nosso governo", disse o ex-presidente. "Educação, ciência e tecnologia não são gastos aos cofres públicos. São investimentos para a soberania desse país".
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Rhaldney Entrevista: Orson Lemos (TRE-PE), dra. Elizabeth Moreno e Cristiano Carrilho
Manhã na Clube: entrevistas com dra. Silvia Fontan, oncologista, e a advogada Géssica Araújo
Taiwan inicia testes militares e acusa Pequim de preparar invasão
Incêndio em terceiro tanque de petróleo no oeste de Cuba
Grupo Diario de Pernambuco