Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES 2022

Aras posta vídeo antigo defendendo urnas e sistema eleitoral brasileiro

Publicado em: 21/07/2022 15:47

 (crédito: AFP)
crédito: AFP
Após se manter em silêncio diante dos ataques do presidente Jair Bolsonaro (PL) às urnas eletrônicas, o procurador-geral da República, Augusto Aras, postou, nesta quinta-feira (21), um vídeo antigo, em seu canal do YouTube, no qual defende o sistema eleitoral do país.

A gravação é de uma entrevista que o PGR concedeu a veículos estrangeiros. No material, Aras mostra um texto em que diz que "diante dos últimos acontecimentos do país [...] recorda a necessidade de distanciamento, independência e harmonia entre os Poderes".

"As instituições existem para intermediar e conciliar os sagrados interesses do povo, reduzindo a complexidade das relações entre governantes e governados", diz a nota divulgada.

Em seguida, entra um trecho da entrevista no qual Aras ressalta a "lisura" das eleições no país. "Nós não aceitamos a alegação de fraude, porque nós temos visto o sucesso da urna eletrônica, ao longo dos anos, especialmente, no que toca à lisura dos pleitos", afirmou o PGR no vídeo.

O procurador-geral tem sido pressionado pelos partidos de oposição para tomar uma atitude contra os ataques de Bolsonaro. Parlamentares também acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para Bolsonaro ser investigado, entre outras possíveis ilegalidades, crimes contra o Estado Democrático e até mesmo propaganda eleitoral antecipada.

Na última segunda-feira, Jair Bolsonaro reuniu embaixadores em uma cerimônia no Palácio do Planalto e fez diversas acusações, sem provas, sobre a confiabilidade do processo eleitoral brasileiro. O presidente também atacou o Judiciário na cerimônia e acusou os magistrados de tentarem “desestabilizar” o seu governo.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com dr. Heitor Medeiros e André Navarrete (Innovation Meeting)
Em busca de água, indígenas brasileiros encontram novo lar
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Grupo Diario de Pernambuco