Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

JUSTIÇA

Moraes determina que redes sociais bloqueiem perfis do PCO em 24 horas

Publicado em: 20/06/2022 16:55

 (crédito: rosineiCoutinho/SCO/STF
)
crédito: rosineiCoutinho/SCO/STF
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as redes sociais bloqueiem, em até 24 horas, os perfis oficiais do Partido da Causa Operária (PCO). A sigla foi incluída no inquérito das fake news por disseminar ataques e notícias falsas sobre os magistrados da Corte.

As empresas que não cumprirem a ordem de Moraes poderão receber multa de R$ 20 mil por dia.

"Oficie-se a Twitter, Instagram, Facebook, Telegram, Youtube, Tik Tok para que procedam ao imediato bloqueio dos perfis/canais do PCO. Em caso de descumprimento, fixo multa diária no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), nos termos do Código de Processo Penal e do Código de Processo Civil, sem prejuízo da imposição de outras medidas coercitivas", escreveu o ministro.

O presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, prestou depoimento à Polícia Federal na semana passada. O partido, de extrema-esquerda, acusou o STF de golpe e chegou a chamar Alexandre de Moraes de "skinhead". A legenda ainda defendeu a "dissolução" do Supremo — o que seria inconstitucional.

"Em sanha por ditadura, skinhead de toga retalha o direito de expressão, e prepara um novo golpe nas eleições. A repressão aos direitos sempre se voltará contra os trabalhadores! Dissolução do STF", disse o partido.

Outra crítica da sigla foi a ordem de bloqueio ao aplicativo Telegram, que se negava a cumprir medidas judiciais impostas por Moraes. O PCO chamou a decisão de ditadura e disse que a medida se tratava de tentativa de fraude às eleições.

Na decisão, Moraes disse que há fortes indícios de que a infraestrutura partidária do PCO, partido político que recebe dinheiro público, tenha sido utilizada para impulsionar a propagação das declarações criminosas, por meio dos perfis oficiais da legenda e no portal do próprio partido.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Grupo Diario de Pernambuco