Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

TECNOLOGIA

Instituto de pesquisa política lança aplicativo gratuito para divulgação de resultados

Publicado em: 14/06/2022 13:59

 (Divulgação )
Divulgação
A Agência Naipes, especializada na execução de pesquisas políticas há mais de 10 anos em Pernambuco, lançou mais um serviço dentro do cenário eleitoral, uma plataforma online e 100% gratuita, que tem como objetivo exibir com transparência integral, resultados de relatórios de intenção de voto. Intitulado Naipes Transparente, o aplicativo funcionará como uma interface pública para mostrar dados de interesse público. “Enxergando a grande insatisfação da sociedade com os institutos de pesquisa, muitas vezes tendenciosos e obscuros, a Naipes precisava ser um instituto que nadasse contra a maré. Guiado não apenas guiado por valores fortes, mas com ferramentas pragmáticas e inovadoras que viabilizassem um compromisso firme de dar satisfação ao povo”, destacou a instituição. 

A ideia da plataforma é se colocar como uma alternativa transparente e distante da manipulação e desinformação. Além da exibição dos resultados, o aplicativo ainda vai facilitar a veracidade destes dados, monitorando o processo de pesquisa enquanto ele acontece. Por acompanhar em tempo real - através de GPS - entende-se a visão de rota de cada pesquisador. A plataforma também permite registrar fotos e vídeos do local, assim como captação de áudio para supervisão do andamento das entrevistas. 
 
O aplicativo, atuando diretamente no processo de desenvolvimento e andamento da pesquisa, quer impor transparência, distanciando as possibilidades de manipulação em uma realidade que o resultado fica restrito ao contratante. O nosso compromisso não é com o político X ou Y, é com o resultado final. Na ponta, é um compromisso com a população, transformando algo que é cotidiano em algo transparente. Queremos ser a disrupção, tirar do caminho a escuridão, a obscuridade, o mistério. Todos têm sede de transparência e nós queremos ser o que satisfaz isso”, disse o desenvolvedor Jemerson, que ainda garantiu o funcionamento da plataforma de maneira on e offline. 
 
Vale destacar, também, que o sistema do Naipes Transparente foi registrado em outro país e com estratégias anti ataques cibernéticos, gerando ganhos relacionados à proteção de dados. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Grupo Diario de Pernambuco