Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES 2022

Em sabatina, Anderson Ferreira defende Bolsonaro e se esquiva da responsabilidade pelas mortes após chuvas em Jaboatão

Publicado em: 10/06/2022 12:47

 (Foto: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes)
Foto: Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes
Buscando se apresentar como um bolsonarista moderado, o pré-candidato ao Governo de Pernambuco pelo PL, Anderson Ferreira, foi sabatinado pelo UOL e pela Folha de S. Paulo nesta sexta-feira (10). O ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes disse ter orgulho de ser apoiado por Jair Bolsonaro (PL) e que o presidente foi o que mais investiu no estado.

"O povo pernambucano é um povo que tem história de gratidão; ele sempre é grato àqueles que investem no nosso estado. Lula é passado na história de Pernambuco. Deu sua contribuição – não estou aqui para descontruir a biografia de ninguém –, mas o presidente Bolsonaro estendeu a mão ao nosso estado, fez obras históricas e investiu no nosso estado o que nenhum presidente fez", defendeu.

O pré-candidato do PL também afirmou que a aquisição de imunizantes contra a covid-19 aconteceu graças ao governo federal. "Foi o governo Bolsonaro que trouxe as vacinas para os estados, para as cidades – não apenas para Pernambuco, mas para o Brasil. Então, o povo pernambucano vai saber reconhecer o trabalho do presidente."

Segundo levantamento do instituto Paraná Pesquisas realizado no mês passado, 62,6% dos pernambucanos desaprovam a gestão de Jair Bolsonaro.

Na entrevista, Anderson também criticou os adversários na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Danilo Cabral (PSB) foi lido como hipócrita, Raquel Lyra (PSDB) como indecisa e Miguel Coelho (UB) como ingrato, já Marília Arraes (SD), na avaliação do pré-candidato, possui "crise de identidade". 

"O PSB do Paulo Câmara, do Danilo Cabral, do João Campos agrediu e chamou Lula de ladrão num guia eleitoral [durante a eleição municipal de 2020, no Recife] e agora coloca Lula como salvador do PSB em Pernambuco, Danilo Cabral candidato de Lula e de Dilma. Ele tem tanta vergonha de dizer que é o candidato de Paulo Câmara, porque Paulo Câmara tem a pior rejeição na história de Pernambuco. Paulo Câmara é o pior governador na história de Pernambuco", disparou. 

"Aí você pega uma candidata que saiu do PT, foi para outro partido e se auto-intitula candidata de Lula. Quer dizer, outra crise de identidade. Aí você vai para o outro lado, tem uma candidata que ainda não definiu [em que votará para presidente], porque o candidato ia ser [João] Doria, deixou de ser Doria... Quer dizer, ainda está uma confusão ali de quem vai ser, e flerta, faz elogios a Lula, faz elogios a outro, a Bolsonaro", disse sobre as líderes das pesquisas de intenção de voto no estado.

O pré-candidato do PL também cobrou Miguel, que tenta se desvencilhar do bolsonarismo. O pré-candidato do União Brasil é filho de Fernando Bezerra Coelho (MDB), ex-líder do governo Bolsonaro no Senado. "A Prefeitura de Petrolina, a gestão do Miguel, tem que ter gratidão com o presidente Bolsonaro. Gratidão é dívida que não prescreve. Porque os avanços que houve dentro dessa cidade e o investimento que houve de mais de R$ 400 milhões foi graças ao presidente Bolsonaro."

Anderson renunciou à prefeitura de Jaboatão no final de março para se candidatar ao governo do estado. Cerca de dois meses depois, a cidade, administrada pelo seu sucessor Luiz Medeiros (PL), foi atingida por fortes chuvas. Questionado sobre ações que poderiam ter sido tomadas pela gestão municipal para evitar as mortes que ocorreram na cidade e os danos que deixaram milhares de pessoas desalojadas, o ex-prefeito retrucou:

"Como é que você consegue tirar na faixa de 300 mil pessoas de áreas de morro do dia pra noite? Você consegue construir habitacionais para 300 mil pessoas? Porque isso é o dado que a gente tem de pessoas que estão em morros dentro da cidade de Jaboatão. Então, não pode chegar e dizer 'vou culpar um governo de quatro, cinco anos'. O que ocorreu ali foi uma tragédia."
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Toalhas de Lula e Bolsonaro movimentam o comércio e dão o tom das eleições
Desemprego cai a 9,8% entre março e maio no Brasil
Manhã na Clube: entrevistas com o deputado federal Daniel Coelho e com a Dra. Magda Maruza
Grupo Diario de Pernambuco