Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CORRUPÇÃO

CPI do MEC precisa de apenas uma assinatura para ser instalada, diz Randolfe

Publicado em: 22/06/2022 15:32

 (crédito: Ed Alves/CB)
crédito: Ed Alves/CB
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) publicou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (22), um comunicado em que afirma que, com a assinatura do senador Eduardo Braga (MDB-AM), falta apenas a concordância de mais um parlamentar para que a CPI que investigará casos de corrupção no Ministério da Educação (MEC) seja instalada no Senado.

“Agora falta apenas UMA assinatura para que a CPI seja aberta!”, escreveu o senador, que é líder da oposição. São necessárias 27 assinaturas para que a investigação seja iniciada. O senador ainda disse que irá insistir na CPI do MEC após a prisão preventiva do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro, nesta quarta-feira, por esquema de corrupção envolvendo pastores e a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Já o presidente da Comissão de Educação, Marcelo Castro (MDB-PI), defendeu um "pente-fino" nos convênios do FNDE liberados por Milton Ribeiro.

O requerimento já havia alcançado o número necessário de assinaturas mas, em abril, houve desistências de parlamentares, como o senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR).

Câmara
 
Na Câmara dos Deputados, a movimentação por uma CPI também se intensifica após a prisão de Ribeiro. Um pedido, de autoria do deputado federal Rogério Correia (PT-MG), também pede a abertura de uma CPI do MEC. Mas no caso da Câmara, o requerimento precisa de 171 apoios. Só então a solicitação segue para a aprovação do presidente do Congresso, o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Entenda o caso
 
O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro foi preso em uma investigação que apura o envolvimento dele nos crimes de corrupção passiva, prevaricação, advocacia administrativa e tráfico de influência em um suposto envolvimento em um esquema para liberação de verbas do MEC. 
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco