Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CONGRESSO NACIONAL

Comissão do Senado investiga mortes de Dom e Bruno e violência na Amazônia

Publicado em: 20/06/2022 14:15 | Atualizado em: 20/06/2022 16:37

 (crédito: Reprodução/TV Senado
)
crédito: Reprodução/TV Senado
O Senado Federal instalou, nesta segunda-feira (20) uma Comissão Temporária Externa para investigar os assassinatos do jornalista britânico Dom Phillips e do indigenista Bruno Pereira, na região amazônica. A Comissão também irá investigar o aumento da violência na região contra povos indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas e jornalistas.

Na primeira reunião do grupo, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) foi escolhido como presidente da Comissão, Fabiano Contarato (PT-ES) é o vice-presidente e Nelsinho Trad (PSD-MS) é o relator. O grupo é composto por nove pessoas, e a atuação deve estender por 60 dias.

“A ideia é ouvir todos os envolvidos nas mortes de Dom e Bruno não só para que haja a elucidação do caso, mas também para compreender a realidade da região, omissões na proteção dos defensores da Amazônia e ataques aos povos tradicionais da floresta”, disse Randolfe.

Depoimentos começam na quarta-feira
 
A primeira visita à região onde Dom e Bruno desapareceram está prevista para a semana que vem. A Comissão foi criada após requerimento de Randolfe Rodrigues, aprovado em caráter de urgência na segunda-feira passada (13)

Também foi aprovado, na sessão de hoje (20), o requerimento para ouvir representantes da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja) e o ministro da Justiça, Anderson Torres. Os depoimentos ocorrem às 10h e às 14h da quarta-feira (22), respectivamente, junto com a Comissão de Direitos Humanos.

A Comissão solicitou ainda, em caráter de urgência, a proteção de agentes públicos que atuam na região do Vale do Javari, onde Bruno e Dom foram mortos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Planta gigante, prima da vitória-régia, é descoberta em Londres
Manhã na Clube: entrevistas com a deputada estadual Teresa Leitão (PT) e Juliana César
Última Volta: GP da Grã Bretanha de F1 2022
Quem é Júlio Lancellotti, o padre antissistema que dá esperança aos pobres
Grupo Diario de Pernambuco