Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CONGRESSO

Câmara instala comissão especial para discutir PEC dos biocombustíveis

Publicado em: 22/06/2022 16:12

 (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press)
crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press
Foi criada, na terça-feira (21), a comissão especial que analisará a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que busca manter a competitividade dos biocombustíveis. O relator da proposta será o deputado Danilo Forte (União-CE). A deputada Celina Leão (PP-DF) presidirá o colegiado.

Conforme o deputado Forte, os biocombustíveis podem ser grandes aliados no combate ao desabastecimento.

“Para debatermos esses assuntos, para encontrarmos uma solução, nós vamos ter que voltar à nossa primeira cultura [o etanol]. Voltar à vocação do Brasil, que é um país agrícola. Hoje um terço da riqueza produzida no Brasil vem do agro. E o agro é chamado de novo para produzir o biocombustível. E agora não é só mais o álcool da cana-de-açúcar, não é só mais o etanol, é também o biodiesel, que pode ser também uma alternativa para suprir a possibilidade de desabastecimento do diesel que o Brasil importa hoje.”

A proposta foi apresentada pelo senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) como contrapartida para reduzir o impacto de uma possível queda no preço da gasolina por meio das estratégias de limitação da alíquota do ICMS nos estados. A PEC dos biocombustíveis (15/2022) prevê benefícios tributários para fontes limpas de energia por pelo menos 20 anos, e faz parte do pacote de medidas para conter a alta no preço dos combustíveis.

A admissibilidade da proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) na noite de segunda-feira (20).

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco