Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PANDEMIA

Bolsonaro diz que foi 'esculachado' por sugerir vacina de spray nasal

Publicado em: 10/06/2022 22:08

 (crédito: Reprodução)
crédito: Reprodução
No último domingo (5), o programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu uma reportagem em que explorava a possibilidade do desenvolvimento de vacinas em formato de spray, que seriam capazes de impedir a infecção pelo SARS-CoV-2. Apesar de não ter falado de nenhum fármaco específico, as redes sociais foram tomadas por publicações compartilhadas mais de 6 mil vezes, em que questionavam a edição e a falta de menção ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que enviou uma comitiva a Israel, em 2021, para saber mais sobre o mesmo produto.

No entanto, as pesquisas mostradas na reportagem, e o produto defendido por Bolsonaro não se tratam do mesmo fármaco. Mesmo assim, o presidente questionou, em live, nesta sexta-feira (10/6), os motivos da falta de menção à iniciativa do Executivo, em fevereiro do ano passado. “Nós mandamos uma delegação para Israel, para nos inteirarmos sobre o spray nasal que Israel estava desenvolvendo. Era fase experimental, mas eu queria trazer para o Brasil, era fase experimental, como as vacinas também estavam em fase experimental. [...] Aqui no Brasil virou motivo de piada, fui esculachado, muita pressão da mídia, até de profissionais de saúde, que ficaram receosos com essa possível importação”, criticou.

Bolsonaro citou, ainda, a reportagem veiculada pelo portal G1, intitulada “Vacina de spray nasal é o caminho para o fim da pandemia de covid, apontam especialistas”, e completou, em tom irônico: “Parabéns à Globo, só faltou obviamente citar o meu nome, e desfazer o que vocês fizeram um ano e pouco atrás, quando vocês me ridicularizam na questão do spray nasal. É uma realidade, vai chegar no Brasil, e imagine quantas dezenas de milhares de mortes poderiam ter sido evitadas com o spray nasal”, disse. Nem a reportagem do Fantástico, nem a do G1 mencionam spray desenvolvido em Israel.


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevistas com Isaltino Nascimento (PSB), Dr. Luiz Mário e  Pedro Silveira
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Grupo Diario de Pernambuco