Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

COTA

Após iniciativa de Marília Arraes, Câmara dos Deputados cria cota para mulheres em situação de vulnerabilidade econômica

Publicado em: 16/06/2022 16:23

 (Foto: Yuri Alvetti)
Foto: Yuri Alvetti
Marília Arraes (Solidariedade) articulou uma iniciativa que passará a reservar 2% do total dos postos de trabalho de empresas contratadas pela Casa para mulheres vítimas de violência doméstica e em situação de vulnerabilidade econômica. A medida, aprovada pela Câmara dos Deputados, passa a valer de imediato e foi oficializada com a publicação do Ato 299 da Mesa Diretora.

Garantir a dignidade das mulheres é uma luta permanente, em especial às que vivem em situação de vulnerabilidade econômica ou ameaçadas pela violência doméstica. E emprego, renda, são essenciais para possibilitar que essas mulheres tenham condições de viver e cuidar de seus filhos, de suas famílias e delas próprias. É muito bom saber que uma sugestão de nosso mandato inspirou dessa decisão”, disse Marília sobre a decisão da Mesa.

A pré-candidata ainda destacou que a iniciativa não existia como norma na Casa, mas que a construção aconteceu a partir da experiência já existente no Senado Federal. “Em 2019, me chamou a atenção que apesar de haver essa possibilidade não se tinha nada de concreto. Na época eu estava à frente da Procuradoria-adjunta da Mulher da Câmara e comecei as articulações para transformar isso em realidade."

O programa criado pela Câmara dos Deputados possui uma parceria da Casa com o Governo do Distrito Federal, que já tem no sistema o cadastro de mulheres que buscam trabalho e se enquadram nas características necessárias para fazer parte da ação. O processo de seleção será feito de maneira sigilosa, para não expor essas pessoas e ajudar na reinserção no mercado de trabalho.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Nova presidente da Caixa toma posse e anuncia primeiras medidas
Manhã na Clube: entrevista com o ex-ministro e pré-candidato ao senado, Gilson Machado
Suspeito de ataque a tiros com seis mortos é detido nos EUA
Manhã na Clube: entrevistas com o pastor Wellington Carneiro e Alexandre Castelano
Grupo Diario de Pernambuco