Diario de Pernambuco
Busca

Anderson defende que PE é bolsonarista e que ida para 2º turno é 'sonho de consumo' para o PSB

Publicado em: 14/06/2022 11:48 | Atualizado em: 14/06/2022 12:15

 (Foto: Rafael Vieira/DP)
Foto: Rafael Vieira/DP

O pré-candidato ao governo de Pernambuco Anderson Ferreira (PL) e o seu companheiro de chapa e pré-candidato ao Senado, Gilson Machado (PL), realizaram, nesta segunda-feira, uma visita ao Diario de Pernambuco, onde foram recebidos pelo diretor-presidente do jornal, Carlos Vital. Durante a oportunidade, foram debatidos alguns dos principais pontos do plano de governo liberal para o estado, bem como perspectivas para a disputa eleitoral deste ano.

 

Candidatos do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco, Anderson e Gilson assumiram o desafio de alavancar a popularidade de Bolsonaro no estado, que, de acordo com Ferreira é uma região bolsonarista. “Não tenho dúvida.”, avaliou o ex-prefeito que aproveitou para alfinetar o também pré-candidato ao governo Danilo Cabral (PSB). Para Ferreira, o adversário socialista tem se escondido atrás da imagem do ex-presidente Lula (PT) para evitar a imagem do governador Paulo Câmara (PSB), que tem liderado um governo considerado por Anderson o “pior da história de Pernambuco”.

 

Além disso, também foram abordadas outras temáticas como a fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana do Recife (RMR), inclusive o município de Jaboatão dos Guararapes, que, até março deste ano, era governado por Anderson Ferreira.  Segurança Pública, Infraestrutura, perspectivas para escolha do/a candidato/a à vice e chapas proporcionais também fizeram parte da conversa.

 

CRISE DE IDENTIDADE

Eu sou um político de posicionamento, nunca tive dificuldade em relação a isso. Em Pernambuco eu percebo que está acontecendo uma crise de identidade entre os pré-candidatos.  A gente vê uma candidata que sai do PT e disse que continua sendo apoio do (pré-candidato) a presidente do PT. O outro chamou o Lula de ladrão há dois anos e agora diz que é o candidato do PT tendo votado pelo impeachment da (ex-presidente) Dilma (Rousseff (PT). Tem um terceiro que o pai era líder do governo Bolsonaro no Senado, houve um investimento em Petrolina de R$ 400 milhões do Governo Federal, sem falar da Codevasp. No ato da filiação fala que Lula é um patrimônio do Brasil, não cita o investimento que foi feito na cidade isso é ingratidão. Eu sou. Pelo menos dessa crise identidade eu sou o único que tenho a identidade formada sou anti-Lula.

 

BOLSONARO

Eu tenho um CPF e Bolsonaro tem outro, nós convergimos por conta de posicionamentos da minha história. Fui deputado federal em 2010, autor do Estatuto da Família, na época Bolsonaro também era deputado defendeu o meu projeto com unhas e dentes e eu nunca precisei utilizar a imagem do presidente para ter meu reconhecimento político no estado. Diferente desses demais (pré-candidatos/as) cada um querendo fazer acreditar que a vitória para ser governador para os pernambucanos tivesse na mão de algum presidente. Não está, Pernambuco pertence aos pernambucanos.

 

CHUVAS

Jaboatão dos Guararapes é a quinta maior cidade no país com áreas de morro com 16.000 áreas de risco. Imagine uma tragédia como essa porque não choveu o que não chove há 47 anos, 500 milímetros de água é como se houvesse um tsunami em Boa Viagem e engolisse tudo foi o que aconteceu. Nós temos uma política pública que é tida como referência para várias cidades porque durante o meu governo eu entreguei 2.224 moradias. São cerca de 200 mil pessoas vivendo em áreas assim, nem se tivesse cinco seis construtoras e passasse quatro anos construindo habitacionais não daria para atender todas essas pessoas, seria mais de 10 anos. Então não se pode dizer “ah com quatro anos o senhor não deu sua resposta”, nós demos sim, fiz o dever de casa.

 

APOIO

Tenho viajado pelo Sertão, pelo Agreste por todos os cantos e a gente tem visto cenários que não esperávamos. Eu chego em Petrolina e sou recebido por uma multidão, as pessoas empolgadas tanto com a candidatura do presidente Bolsonaro, onde você chega, a cidade pode ser pequena como for, tem algum núcleo bolsonarista. Eu tenho um perfil diferente dos demais candidatos eu sou evangélico, eu sou cristão tenho uma simpatia muito grande do povo cristão (...) então isso para mim é a melhor pesquisa, e olhe que só agora vai entrar no segundo mês (de trabalhos), imagina a gente andar ainda mais por esse estado apresentando o nosso nome se apresentando para Pernambuco. Acredito que a tendência é crescer enquanto todos estão descendo a gente só tá crescendo.

 

APOIO II

Não tenho dúvida que não só Pernambuco é bolsonarista, eu acho que o pernambucano tem gratidão (ao governo Bolsonaro). Essa é a palavra-chave: gratidão. Sabe quantas pessoas recebem o Auxílio Brasil no estado, que é o antigo Bolsa Família? 1 milhão e 456 mil pernambucanos, sabe quanto têm carteira assinada? 1 milhão e 200 mil, então tem mais gente recebendo auxílio do que de carteira assinada. Bolsonaro pegou um país falido que estava envolvido em confusão, Petrobras quebrada, ele assumiu a herança maldita e em menos de um ano vem a pandemia Hoje, comparado a outros países europeus que estão quebrados, o Brasil está respirando, isso foi o fruto de uma gestão que fechou a corrupção.

 

LULA

Lula para mim é passado, a gente tem que se preocupar com o presente e o povo pernambucano é grato (ao governo atual). Bolsonaro vai crescer e crescer muito aqui em Pernambuco também no Brasil a gente já sabe. Veja se Lula já teve coragem de marcar agenda para vir aqui, vem nada.

 

SEGURANCA PÚBLICA

Paulo Câmara conseguiu fazer algo que só em existe em Pernambuco, criou categorias com faixas que desmotivam a tropa policial. As frotas estão sucateadas, colete à prova de balas sendo dividido por policiais (...) os policiais saem sem incentivo financeiro, sem equipamento para trabalhar e para desenvolver um bom trabalho. Já vi cidade no interior que a delegacia não tinha nem placa. No nosso governo vamos ter a obrigação de dar condições ao policial chegar vivo em casa para cuidar da sua família. Temos uma bancada de pré-candidatos como Coronel Meira, Alberto Feitosa, Joel da Harpa que são pessoas que estão por dentro da área das políticas voltadas para Segurança Pública e que vão me auxiliar nesse sentido.

 

COTAS RACIAIS

Isso é racismo. Não sou a favor de cotas eu acho que ninguém é menos capaz do que o outro, acho que a oportunidade tem que ser dada para todos. Quando você cria esse limite como se o negro não tivesse a capacidade de alcançar as mesmas coisas que uma pessoa mais branca.

 

COMPESA

A gente assumindo o governo vamos abrir a caixa preta da Compesa porque aquilo virou cabine de emprego para amigo de rei, apesar de ter muita gente séria que trabalha ali e que precisa ter seu reconhecimento. Vamos montar um time do bem que vai apresentar resultados.

 

 

TRANSPOSIÇÃO

A transposição chegou de fato a Pernambuco, algo que outros governos sempre prometeram e Bolsonaro conseguiu concluir.  O que falta é a ligação da tubulação da transposição, o que cabe ao estado fazer. Há um mês atrás praticamente a a gente conseguiu recursos para a Adutora do Eixo Leste, 20 milhões repassados ao estado, agora cabe a capacidade do governador em executar.

 

GILSON

Eu tenho privilégio de ter uma pessoa que representou bem o turismo no Brasil. Antes, as pessoas não sabiam o nome dos ministros do Turismo, hoje o Brasil conhece Gilson Machado. As pessoas às vezes se assustam como jeito dele, mas é porque ele é bem espontâneo e o Brasil está precisando pessoas assim que sejam sinceras.  Ele é uma pessoa inquieta e eu acho que isso é uma grande virtude do ser humano, as pessoas que querem fazer o bem e querem dar o seu melhor.

 

VICE

Estou doido para ter mulher na vice. Se você me pergunta qual o meu ponto de vista é lógico que eu quero uma mulher para colocar na chapa, até porque é uma prática de modelo de gestão. Uma mulher que tenha a capacidade de me auxiliar e me ajudar nessa construção nova para Pernambuco.

 

CHAPAS PROPORCIONAIS

Na eleição passada eu não era candidato a governador e conseguimos eleger a terceira maior bancada da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), elegemos (à época) cinco deputados estaduais. Dos pré-candidatos, acho que fomos os únicos disciplinados desde o início.  Montamos chapas para estadual, para Federal, e, atualmente, vamos fazer de três a quatro federais, três são garantidos, quatro provavelmente. Se nós fizemos cinco deputados estaduais na outra eleição, sendo a terceira maior bancada, será que eu, como candidato ao governo nessa eleição, não farei a primeira ou a segunda? Então, essa questão da governabilidade é algo que eu tenho um pouco de tranquilidade.

 

PAULO CÂMARA

 

Se falar o nome de Paulo Câmara em qualquer lugar em Pernambuco, é unânime, não tem quem o defenda, o próprio candidato dele, Danilo Cabral, diz que é candidato de Lula para não dizer que é candidato do governador. O PSB deu fadiga, eles perceberam e, como fazem jogada de marketing o tempo todo, tiraram o nome de Paulo e se apoiam em Lula.

 

DANILO CABRAL

O sonho de consumo de Danilo sou eu no segundo turno com ele. O candidato de Lula contra o candidato de Bolsonaro, os próprios marqueteiros deles dizem isso.

 

CRESCIMENTO

Acho que o percentual de Bolsonaro, comparado ao que ele teve em Pernambuco, em 2018, será muito maior este ano, até porque você olha para um lado em uma disputa eleitoral de cinco candidatos, só eu defendo o palanque de Bolsonaro e tem quatro ou se agarrando com Lula ou querendo se abraçar com ele, então numa disputa dessa eu não acho que dá para ser  pau a pau, mas para mim nada é impossível, eu tenho muita fé.

 

DEBATES

Vou me divertir muito quando chegar o período dos debates. Vocês vão conhecer um candidato que sai do escopo de candidato, desse negócio da formalidade. O que eu sou aqui, eu sou no guia, na rua, na rádio, na TV, eu falo com muita clareza Eu acho que o que falta na política e nesses pré-candidatos é esse tipo de clareza de sair desse formatinho de coronézinho, de madame que fala como se fosse uma professora dando aula, não funciona assim.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL