Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PROJETO DE LEI

Projeto de Eduardo da Fonte que proíbe ligações abusivas está pronto para ser votado no Plenário

Publicado em: 02/05/2022 17:15 | Atualizado em: 02/05/2022 17:25

 (Foto: Divulgação)
Foto: Divulgação
O Projeto de Lei 4434/19, de autoria do deputado federal Eduardo da Fonte (PP-PE), que proíbe ligações automatizadas para realização de cobranças ou ofertas de produtos e serviços já está pronto para votação no Plenário da Câmara dos Deputados. A proposta tramita junto ao PL 9615/18, já foi votada no Senado e, após aprovação na Câmara, segue para sanção presidencial. 

O parlamentar destaca que o objetivo do projeto é proteger os consumidores do assédio das empresas que contratam serviços de ligações em larga escala. “Precisamos atualizar nossa legislação para inibir essa prática abusiva de grandes empresas que praticam verdadeiro assédio nos consumidores. São casos de dezenas de ligações por dia, as vezes são semanas de importunação e o cidadão não sabe o que fazer. Sempre trabalhamos pela defesa do consumidor, apresentamos este projeto em 2019 para garantir que o interesse comercial das empresas não se sobreponha ao bem-estar das pessoas”, destacou. 

A proposta também disciplina as ligações feitas por agente humano, limitando este tipo de chamada a duas vezes por mês. O descumprimento do limite será considerado prática abusiva e a empresa infratora poderá responder às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Grupo Diario de Pernambuco