Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ESTADOS

Por ordem do STF, Alagoas elege governador-tampão neste domingo

Publicado em: 10/05/2022 08:20

 (Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)
Foto: Minervino Junior/CB/D.A Press
A Assembleia Legislativa de Alagoas marcou para o próximo domingo a eleição indireta que define quem governará o estado até o fim do ano. O edital de convocação do pleito foi enviado para a edição on-line do Diário Oficial do estado, na noite desta segunda-feira (09/05) , pelo presidente da Casa, deputado estadual Marcelo Victor (MDB), horas depois de o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes determinar ao legislativo alagoano que refizesse o documento com alterações.


Desde a desincompatibilização do governador Renan Filho (MDB-AL), em abril, o estado vem sendo comandado pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Klever Loureiro.

De acordo com o edital de convocação, ao qual o Correio teve acesso, quem quiser se candidatar ao mandato-tampão tem 72 horas — contadas a partir das 8h desta terça-feira — para inscrever a chapa. A inscrição deverá conter, também, o nome do candidato a vice-governador, como determinou Gilmar Mendes (diferentemente da regra original, que previa eleições separadas para os dois cargos).


Além disso, os candidatos precisam estar filiados a partidos políticos, mas não há necessidade de ratificação das chapas em convenção das legendas. Os postulantes, porém, estão sujeitos às restrições da Lei da Ficha Limpa.

Após esse período, abre-se imediatamente um prazo de 48 horas para impugnações, que serão julgadas pela Mesa Diretora da assembleia no próprio domingo, antes da eleição. A eleição ocorrerá "mediante voto nominal e aberto" dos deputados, de acordo com o edital. A votação está marcada para começar às 13h. Qualquer cidadão alagoano pode participar do pleito, desde que atenda às normas fixadas pelo edital.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco