Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

YANOMAMI

Parlamentares vão a Roraima acompanhar apuração de agressões a Yanomamis

Publicado em: 10/05/2022 20:24

 (Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real)
Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real
Uma comissão de parlamentares da Câmara e do Senado irá a Boa Vista, na quinta-feira (12), para acompanhar o andamento das investigações sobre o ataque a uma aldeia na Terra Indígena Yanomami, em abril. Representantes das comissões de Direitos Humanos da Câmara e do Senado vão ouvir lideranças indígenas, autoridades policiais, Ministério Público, OAB e organizações não governamentais que atuam na região. A apuração da denúncia de que uma criança de 12 anos teria sido estuprada e assassinada por invasores da reserva é um dos focos da delegação, que será chefiada pelo presidente em exercício da Câmara, Marcelo Ramos (PSD-AM).

A deputada Joenia Wapichana (Rede-RR), que coordena a comissão especial montada pela Casa para monitorar o problema da violência nas terras yanomamis, disse que o número de denúncias de violações na reserva indígena — a maior do país — não para de crescer e os índios convivem com a ameaça de garimpeiros ilegais.

“Existem reiteradas denúncias. Então, é preciso que a gente se debruce para ouvir os índios yanomamis no estado de Roraima, porque a situação não é simplesmente da possibilidade de ter havido o estupro da menina, no qual houve um clamor muito grande da sociedade. O fato é a violência na área”, disse a deputada.

O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, deputado Orlando Silva (PCdoB-SP), informou que a Casa também está organizando um grande seminário para debater os impactos do garimpo ilegal em terras indígenas na Amazônia e apresentar propostas de políticas públicas para enfrentar o problema, que envolve desde casos de violência contra comunidades e aliciamento de jovens índios para atividades ilegais até a contaminação dos rios por mercúrio.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Ataque a tiros em escola nos EUA deixa 21 mortos
Para OMS, varíola do macaco ainda pode ser contida
Manhã na Clube: Henrique Queiroz Filho (PP), Edno Melo (Republicanos) e André Morais (CORECON-PE)
Soldado russo condenado à prisão perpétua por matar civil na Ucrânia
Grupo Diario de Pernambuco