Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

AÇÃO

Justiça rejeita ação contra Pazuello por crise de oxigênio em Manaus

Publicado em: 10/05/2022 18:54

 (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

A Justiça do Amazonas considerou inverídica uma ação de improbidade administrativa do Ministério Público Federal (MPF) contra o ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que exerceu o papel entre 2020 e 2021. O processo responsabilizava Pazuello pela crise de oxigênio em Manaus em janeiro de 2021, no ápice da pandemia de Covid-19.

 

A decisão de rejeitar a ação contra o ex-ministro, a ex-secretária de Gestão do Trabalho do Ministério, Mayra Pinheiro, e seu sucessor, Helio Angotti, foi tomada com base nas alterações na Lei de Improbidade Administrativa.

 

As ações contra Pazuello, Mayra Pinheiro e Helio Angotti foram iniciadas em diversos órgãos, de maneira a responsabilizar o Ministério da Saúde pela crise ocorrida em 4 de janeiro, quando faltou oxigênio nos hospitais públicos de Manaus, resultando em superlotação das unidades de saúde e na morte de 60 pessoas no estado do Amazonas. Com filas nas empresas fornecedoras e ápice no número de casos de Covid-19, a crise só foi solucionada por operação que transportou pacientes amazonenses para hospitais em outros estados.

 

Alterações na lei resultaram na revogação de itens considerados como comportamentos criminosos "retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício" e "revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das atribuições e que se deva permanecer em segredo.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Última Volta: GP da Espanha 2022 de F1
Antiproibicionismo: Marcha da Maconha por uma nova política de drogas
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Grupo Diario de Pernambuco