Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

STF

Gilmar solicita que Assembleia de Alagoas refaça edital para eleições indiretas

Publicado em: 09/05/2022 18:02

 (Foto: Nelson Jr/SCO/STF)
Foto: Nelson Jr/SCO/STF
O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), solicitou, nesta segunda-feira (9), que a Assembleia Legislativa de Alagoas refaça o edital para as eleições indiretas ao governo do Estado, reabrindo o prazo de inscrição. Segundo o ministro, o edital de convocação precisa passar por ajustes antes da votação.

Conforme apurou o Correio, a decisão foi bem recebida pelo presidente da Assembleia, o deputado estadual Marcelo Victor (MDB). Ele determinou à procuradoria da Casa que refaça imediatamente o edital da convocação das eleições indiretas, respeitando as solicitações do magistrado.

Dentre os pré-requisitos para as candidaturas estão alguns pontos de atenção, como a necessidade de chapa única, sem votação separada para governador e vice-governador. Além disso, os candidatos precisam estar filiados a partidos políticos, mas o nome não precisa ter sido aprovado em convenção partidária.

Mandato tampão
Gilmar Mendes ainda determinou que o tema seja colocado em votação com urgência no plenário virtual, para que os demais ministros se manifestem sobre sua decisão monocrática. "A questão constitucional alusiva à dupla vacância é sensível, com repercussões práticas profundas no funcionamento cotidiano da máquina estatal", escreveu na decisão.

A eleição indireta para o mandato tampão, que compreende o período até o fiml deste ano, estava marcada para o último dia 2. No entanto, foi suspensa pelo ministro Luiz Fux, presidente do STF, até que Gilmar Mendes, relator do processo, se manifestasse.

Desde que o ex-governador Renan Filho (MDB) renunciou ao cargo para concorrer a uma vaga no Senado e que o vice, Luciano Barbosa (MDB), deixou o governo após ter sido eleito prefeito de Arapiraca, o governo provisório de Alagoas é exercido pelo desembargador Klever Loureiro, presidente do Tribunal de Justiça do Estado.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Refugiados ucranianos no Brasil: mais de 10 mil quilômetros longe de casa
Manhã na Clube: entrevista com Miguel Coelho
Manhã na Clube: entrevista com dr. Antônio Manuel de Almeida Dias, presidente da CESPU Europa
Tite divulga lista de convocado  com uma surpresa
Grupo Diario de Pernambuco