Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ELEIÇÕES

Sem os pré-candidatos, terceira via define estratégias para eleições

Publicado em: 26/04/2022 20:31

 (Foto: ED ALVES)
Foto: ED ALVES
Lideranças dos partidos que pensam estrategicamente a terceira via para as eleições 2022 — União Brasil, PSDB, MDB e Cidadania — detalharam, nesta terça-feira (26), os próximos passos para definir uma candidatura única. Além disso, reafirmaram a data de anúncio da pré-candidatura, dia 18 de maio.

De acordo com Baleia Rossi (MDB-SP), a partir de agora o "dever de casa" será "discutir com as lideranças quais os critérios consensuais para eleger um nome único". Esse conjunto de detentores da decisão são, principalmente, parlamentares e pré-candidatos aos governos estaduais. A definição será trazida na próxima semana pelos representantes dos partidos.

Sobre o que será levado em consideração nas conversas com as bases, Baleia detalhou alguns quesitos: intenção de voto, possibilidade de crescimento junto ao eleitor com perfil de centro, a rejeição, a própria opinião dos parlamentares e os palanques regionais que terão.

"Grande parte da reunião foi discussão política sobre a nossa responsabilidade. O país espera que essas forças políticas [presentes ali] se unam e deem uma resposta concreta para o país fazer a sua sintonia com o século 21. Não pode está discutindo pautas econômicas, políticas e sociais como se vivêssemos no século 20", comentou o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire.

A fala também foi uma justificativa para o tempo de espera do anúncio, que foi divulgado com mais de uma hora e meia de atraso.

Participaram da reunião Omar Nascimento (líder na Câmara do União Brasil); Roberto Freire (presidente nacional do Cidadania), Bruno de Araújo (presidente nacional do PSDB) e Baleia Rossi (presidente nacional do MDB). Nenhum dos pré-candidatos à presidência estavam presentes.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Raquel Lyra (PSDB)
Casamento de Lula e Janja: celulares barrados na entrada
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Grupo Diario de Pernambuco