° / °

Política
LUTO

Política em luto: ex-prefeito de Cumaru morre aos 86 anos

Publicado: 13/04/2022 às 19:06

/Foto: Divulgação

(Foto: Divulgação)

O ex-prefeito do município de Cumaru, José Américo Barbosa de Medeiros, tio-sogro do presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco, deputado Eriberto Medeiros, faleceu na manhã desta quarta-feira (13/04), os 86 anos. Ele estava hospitalizado há alguns dias por complicações cardíacas.
 
O político, que acumulou grandes ações durante toda vida pública, também foi o delegado mais antigo da Polícia Civil em vida. Dr. Zé Américo, como era carinhosamente chamado, dividiu seu tempo também com o Recife, mas a maior parte em Cumaru - na fazenda Riacho do Boi, onde já ocorreu celebrações de Frei Damião e também se realizava tradicionalmente a missa de São José, há cerca de 40 anos.  Em sua residência, teve a oportunidade de receber governadores de Estado, como Eduardo Campos, Joaquim Francisco, Miguel Arraes e Marco Maciel - este último de quem foi contemporâneo de Faculdade de Direito e amigo -, para falar sobre sua maior paixão, a política. Foi prefeito de Cumaru entre 1989 e 1992.

"Recebi com muita tristeza a notícia da perda irreparável do convívio com dr. Zé Américo, meu tio e sogro, irmão de minha querida mãe, dona Carminha. Era um apaixonado por Cumaru, pela Política, pela Polícia Civil, pela agropecuária. Tenho muita admiração pela sua trajetória política e profissional, pois sempre teve, como delegado de polícia, uma postura muito correta, um servidor público sério, dedicado, trabalhador. Como prefeito, se dedicou a dar atenção àqueles que mais precisavam da assistência do serviço público, um homem de palavra, que amava a família, preservava os valores e princípios familiares. Constantemente era procurado por pessoas do povo para ouvir seus conselhos e experiência de vida. Sua partida deixará muitas saudades e uma lacuna para familiares, amigos e admiradores", lamentou o presidente da Alepe, deputado Eriberto Medeiros.

O corpo do ex-prefeito de Cumaru será velado na Fazenda Riacho do Boi e o funeral será no Cemitério, no centro de Cumaru, às 10h desta quinta-feira (14/04).

Mais de Política