Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

COMITÊ DA ONU

Moro cita bordão de 'Luva de Pedreiro' para criticar Lula e ONU: 'Receba'

Publicado em: 29/04/2022 18:40

 (Foto: Nelson ALMEIDA / AFP)
Foto: Nelson ALMEIDA / AFP
O ex-juiz Sergio Moro (UB-SP) usou a expressão “receba”, bordão do influenciador  digital "Luva de Pedreiro", para criticar o Comitê de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) que considerou ele parcial no julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

"Lula não foi inocentado nem pelo STF nem por esse comitê da ONU. O Mensalão do PT existiu. Fato. A roubalheira na Petrobras também, todo mundo sabe. Então, não adianta dissimular. É como diz aquele rapaz: receba!", escreveu Moro, no Twitter. 

No ano passado, o plenário do Supremo Tribunal Federal (STF)  concluiu o julgamento que reconheceu, por 7 votos a 4, a competência da Segunda Turma da Corte para declarar parcial o ex-juiz Sergio Moro na condenação do ex-presidente Lula no caso do triplex no Guarujá.

Moro classificou a decisão do STF como "um grande erro do Judiciário" e afirmou que não houve qualquer tipo de perseguição política.

ONU
Segundo a decisão da ONU, a conduta do ex-juiz Sergio Moro e atos públicos do ex-ministro responsável pelas decisões da Lava-Jato em 1ª instância - e dos procuradores da operação – violaram, ainda, o direito de Lula à presunção de inocência.

A comissão também considerou que as "violações processuais" da Lava-Jato tornaram "arbitrária a proibição a Lula de concorrer à Presidência".
 
A ONU ainda pode publicar, nos próximos dias, medidas para reparar os danos sofridos por Lula. O ex-presidente foi representado pelos advogados Valeska Zanin Martins, Cristiano Zanin Martins e Geoffrey Robertson.

TAGS: luva de pedreiro | onu | lula | moro |
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Manhã na Clube: entrevistas com Bruno Rodrigues e Débora Almeida
Grupo Diario de Pernambuco