Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

CONGRESSO

Com perdão de Bolsonaro, Daniel Silveira participará de duas comissões

Publicado em: 27/04/2022 17:24

 (crédito: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados)
crédito: Maryanna Oliveira/Câmara dos Deputados
O deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado pelo Superior Tribunal Federal (STF) a oito anos e nove meses de prisão por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições, foi anunciado nesta quarta-feira (27/4) como membro titular da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara e 1º vice-presidente da Comissão de Segurança Pública. Silveira havia sido indicado pelo seu partido, o PTB, para ocupar vagas em cinco comissões da Câmara dos Deputados.

A Comissão de Segurança Pública será presidida pelo deputado Aluisio Mendes (PSC-MA), já a CCJ terá como líder o deputado federal Arthur Oliveira Maia (União-BA). Silveira ocupa vagas nas duas Comissões menos de uma semana após receber o indulto por sua condenação, dado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) no último dia 21.

Daniel Silveira foi condenado pelo STF por estimular atos antidemocráticos e ameaçar instituições. Relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes votou pela aplicação de pena de oito anos e nove meses em regime fechado.

Comissões
 
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado, da qual Silveira será o 1º vice-presidente, foi criada em 2002, por recomendação da CPI do Narcotráfico. O colegiado tem como objetivos a prevenção, fiscalização e combate ao uso e tráfico de drogas, o combate ao contrabando, ao crime organizado, dentre outras pautas.

A CCJ tem a função de analisar os aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de todos os projetos que passam pela Câmara, bem como de emendas ou substitutivos.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
WIDGET PACK - Sistema de comentários
Soldado russo se declara culpado por crime de guerra na Ucrânia
Manhã na Clube: entrevista com Maria Zilá Passo, advogada especialista em direito da saúde
Fechamento de escolas durante pandemia pode gerar prejuízos por décadas no Brasil
Cada vez mais brasileiros procuram a medicina tradicional chinesa
Grupo Diario de Pernambuco