Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

ORÇAMENTO

Bolsonaro sobre emendas do relator: 'Parlamento está muito bem atendido conosco'

Publicado em: 11/01/2022 19:12 | Atualizado em: 11/01/2022 19:30

 (Foto: Evaristo Sá/AFP)
Foto: Evaristo Sá/AFP
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta terça-feira (11) que "todos estão ganhando" em sua gestão. O chefe do Executivo reconheceu que o valor das emendas do relator, RP9, conhecidas como orçamento secreto, correspondem ao triplo do orçamento do Ministério da Infraestrutura e completou que os parlamentares estão "muito bem atendidos" pelo governo. As declarações ocorreram durante entrevista à Jovem Pan.

"Hoje em dia, todos estão ganhando. O parlamentar, além das emendas impositivas de R$ 15 milhões por ano, tem uma outra forma de conseguir recurso, que é a RP 9, que (para explicar) teria que ser em outro programa de televisão seu. Parlamentar está bem atendido. Só em RP 9, os parlamentares têm quase o triplo de recursos do Ministério da Infraestrutura do Tarcísio (de Freitas). Então, o Parlamento está muito bem atendido conosco. O Parlamento vai querer mudar isso aí?", questionou. Em 2022, a previsão para emendas de relator no Orçamento está em torno de R$ 16 bilhões.

Ataques ao PT
 
Bolsonaro aproveitou a entrevista para alfinetar o PT do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "Olha como eram feitos os acordos entre Executivo e Legislativo. Era comum ver que ‘tal partido ganhou mais um ministério, outro perdeu’. Eu era deputado e, no plenário, nas votações difíceis, chegava a lista de fidelidade. Sabe o que é isso? Durante a votação, chegava o partido e dizia: ‘Nosso partido deu 90% de voto para o governo, esse outro deu 70% e tem um ministério a mais do que eu. Vão para cima do presidente’. Era assim o negócio", relatou.

Segundo o presidente, quem tem mais de 30 anos não pode se enganar em relação à legenda petista e citou crimes relacionados à sigla.

"Quem tem mais de 25, 30 anos não pode se enganar com o PT. Quem tem mais de 35 anos, viveu de 2003 para cá , viu o que aconteceu. Você vai querer voltar à cena do crime com esses caras? Vai dizer para eles: ‘O que você roubou foi pouco, não valeu, pode roubar de novo'".

Bolsonaro lembrou ainda de falas polêmicas de Lula, as caracterizou como "barbaridades" e, por fim, questionou 'se tem gente melhor' do que ele para ocupar a Presidência. 

"Lula vem dizendo certas barbaridades, tipo desarmar população, regular a mídia. Acho que posso até falar que ‘essa comida não presta, não quero, vou jogar fora’, mas o que tem aí? Tem sanduíche de mortadela? Então, você pode até me criticar, mas qual opção que você tem depois de mim? Quem vem no meu lugar? Tem gente melhor do que eu? Quem vem no meu lugar?"
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Segundo a ONU, 2021 foi um dos sete anos mais quentes da História
Manhã na Clube: entrevistas com Leonardo Péricles e Dr. Heitor Albanez
Fortuna dos 10 mais ricos dobrou com a Covid
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
Grupo Diario de Pernambuco