Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

OBSTRUÇÃO INTESTINAL

Bolsonaro apresenta melhora e retira sonda nasogástrica, mas segue internado

Publicado em: 04/01/2022 19:28

 (Foto: Reprodução / Redes Sociais)
Foto: Reprodução / Redes Sociais
O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), apresentou melhora em seu quadro clínico nesta terça-feira (4/12) e já se alimenta por meio de uma dieta líquida. Bolsonaro deu entrada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na madrugada da última segunda-feira, (3/01) com obstrução intestinal.


O mandatário precisou de uma sonda nasogástrica – um tubo instalado do nariz até o estômago ou intestino – para se alimentar, mas o dispositivo já foi retirado. Bolsonaro, no entanto, segue sem previsão de alta, segundo boletim médico divulgado na noite desta terça pelo hospital.

“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evoluiu com boa aceitação da dieta líquida ofertada durante o dia, o que motivou a retirada da sonda nasogástrica. O trato digestivo do paciente mostra sinais de recuperação. No momento, não há previsão de alta”, diz o comunicado, assinado por cinco médicos, incluindo dois diretores do hospital.

Desde que foi internado, a possibilidade de uma cirurgia para desfazer a obstrução intestinal chegou a ser cogitada, mas os médicos – incluindo o médico pessoal do presidente, Antônio Macedo – informaram que o tratamento foi eficaz e que uma intervenção cirúrgica não era necessária. A evolução clínica de Bolsonaro, segundo a equipe médica, foi satisfatória.

O presidente Jair Bolsonaro já foi internado outras vezes com problemas intestinais desde que sofreu um atentado a faca, durante a campanha eleitoral de 2018.


Leia a nota na íntegra:
São Paulo, 04 de janeiro de 2022 - O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evoluiu com boa aceitação da dieta líquida ofertada durante o dia, o que motivou a retirada da sonda nasogástrica. O trato digestivo do paciente mostra sinais de recuperação. No momento, não há previsão de alta. Direção médica responsável:

Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe
Dr. Leandro Echenique – Cardiologista do presidente
Dr. Ricardo Camarinha – Cardiologista da presidência
Dr. Antonio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star
Dr. Pedro Loretti – Diretor geral do Hospital Vila Nova Star
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Dorgivânia Arraes (CRC-PE) e Fabi Soares, consultora de RH
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
Grupo Diario de Pernambuco