Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

PANDEMIA

Bolsonaristas voltam a espalhar fake news sobre vacina contra a Covid-19

Publicado em: 07/01/2022 18:24

 (São divulgadas, em perfis e grupos, falsas histórias de pessoas que morreram por conta da vacinação e uso de remédios comprovadamente ineficazes contra a doença. Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press)
São divulgadas, em perfis e grupos, falsas histórias de pessoas que morreram por conta da vacinação e uso de remédios comprovadamente ineficazes contra a doença. Foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press
As redes bolsonaristas e negacionistas voltaram a atacar e estão a todo vapor em uma campanha antivacina. Em grupos e perfis relacionados, usuários espalham fake news colocando em xeque a gravidade da pandemia da Covid-19 e a eficácia dos imunizantes contra a doença. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que costuma se colocar contra a vacinação, também tem feito campanha contra a imunização de crianças.

Em perfis abertos, os bolsonaristas usam fotos de médicos e desconhecidos e sustentam que os vacinados são mais suscetíveis a contrair o novo coronavírus. Outros posts também afirmam que remédio de piolho e malária pode ser eficaz contra a doença.

Outro caso, em uma conta no Twitter, atribuída a uma pessoa com nome de Arlene Ferrari Graf, é divulgada a história de um rapaz de 28 anos que supostamente morreu após tomar a vacina contra a Covid-19. Nesta sexta-feira (7), a empresa suspendeu a rede por violar os termos de uso. No entanto, os posts continuam circulando em canais bolsonaristas.

Bolsonaro contra a vacina infantil
O presidente tem se colocado radicalmente contra a vacinação de crianças. Um dia depois de o governo federal anunciar o cronograma de imunização infantil, o chefe do Executivo voltou a criticar o assunto e afirmou que não vacinará a própria filha, de 11 anos.

Segundo dados do próprio Ministério da Saúde, 311 crianças de cinco a 11 anos morreram vítimas da Covid-19 desde o início da pandemia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
ONG acusa Bolsonaro de ameaçar a democracia no Brasil
Primeiro lote de vacinas pediátricas chega ao Brasil
Manhã na Clube: entrevista com a psicóloga Renata Sales
Grupo Diario de Pernambuco