Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

VAZAMENTO

Bia Kicis será investigada pelo Conselho de Ética por vazar informações de médicos

Publicado em: 07/01/2022 20:54

 (Foto:  Ed Alves/CB/D.A Press)
Foto: Ed Alves/CB/D.A Press
A deputada Bia Kicis (PSL-DF) será alvo de investigação no Conselho de Ética por vazamento de informações de médicos favoráveis à vacinação da população pediátrica. O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou a informação nesta sexta-feira (7), por meio do líder da Bancada do partido na Câmara, deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). A medida foi tomada após o compartilhamento, em um grupo de WhatsApp, de dados pessoais de três médicos que participaram de audiência pública no Ministério da Saúde na última terça-feira (4).

“O PT na Câmara decidiu entrar no Conselho de Ética contra a deputada Bia Kicis pela postura criminosa que pôs em risco a segurança de médicos. A atitude da deputada será analisada e ela pode até perder o mandato, que dedica desde o início a alimentar o ódio”, disse o líder pelo Twitter.

Além do Conselho de Ética, a Procuradoria-Geral da República (PGR) foi acionada pelo deputado Alexandre Padilha (PT-SP) para investigar o vazamento. O pedido, enviado à PGR, é de que o órgão “dimensione a responsabilidade” do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, e da deputada bolsonarista, e "aponte mudanças na proteção de dados” por parte da pasta.

Tiveram suas informações vazadas os profissionais de saúde Isabella Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Marco Aurélio Sáfadi, da Sociedade Brasileira de Pediatria, e Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações.

Sobre a investigação, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, se esquivou de perguntas relacionadas ao tema, na manhã de hoje. O ministro disse que perguntas relacionadas ao vazamento deveriam ser direcionadas à deputada. “Eu não estava na audiência pública. Sou ministro da Saúde, não fiscal de dados do Ministério”, defendeu.

A reportagem do Correio entrou em contato com a deputada Bia Kicis, mas até o fechamento desta edição não houve retorno. O espaço permanece aberto.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevistas com Augusto Coutinho (Solidariedade) e o psicólogo Carol Costa Júnior
Morre Olavo de Carvalho, considerado guru do bolsonarismo
Manhã na Clube: entrevistas com André de Paula (PSD), Eduardo Cavalcanti e Epitacio Rolim
OMS: é possível encerrar fase aguda da pandemia este ano
Grupo Diario de Pernambuco