Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

BÔNUS DE EFICIÊNCIA

Governo cogita decreto para contemplar auditores da Receita Federal com bônus

Publicado em: 29/12/2021 19:05

 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Com prejuízos em todo o país, paralisações ou atrasos nas atividades de fiscalização tributária e aduaneira, a greve dos auditores fiscais da Receita Federal entrou hoje no terceiro dia. Esse período já bastou para despertar no Governo Federal a necessidade de contemplar o pedido de reajuste salarial dos servidores. Segundo informações do jornal O Globo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) cogita assinar um decreto para dar um bônus aos servidores da Receita Federal. A minuta do decreto já foi enviada à Casa Civil.

Uma das reivindicações da categoria é a regulamentação da bonificação por desempenho, o chamado "bônus de eficiência". Além disso, os auditores protestam contra os cortes no orçamento do próximo ano, que retiram recursos da área e impedem o reajuste salarial da categoria. Apenas no Porto de Santos, no estado de São Paulo, a greve deve causar perda diária de R$ 125 milhões em arrecadação.

A respeito do envio da minuta, o Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil (Sindifisco) informou em nota que “o documento foi encaminhado à Casa Civil em 16 de setembro de 2021. Portanto, desde quando foi deflagrado o movimento, não houve nenhuma sinalização concreta por parte do governo”.

A categoria, que já vinha ventilando possibilidades de greve, deu início à paralisação depois que o governo anunciou que concederá reajuste salarial para servidores da segurança pública, como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal, deixando de fora os demais servidores. Logo após o anúncio do governo, 738 auditores da Receita entregaram cargos de chefia em protesto. Na última sexta-feira (24/12), Bolsonaro culpou o ministro da Economia, Paulo Guedes, pela decisão de não conceder o bônus aos servidores da Receita Federal.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Segundo a ONU, 2021 foi um dos sete anos mais quentes da História
Manhã na Clube: entrevistas com Leonardo Péricles e Dr. Heitor Albanez
Fortuna dos 10 mais ricos dobrou com a Covid
Supervacinada: Rafaela inaugura a fase da imunização de crianças contra a Covid no Recife
Grupo Diario de Pernambuco