Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

FAKE NEWS

Bolsonaro diz que em 2018 'as pessoas iam apertar o 17 e aparecia a cara do Lula'

Publicado em: 31/12/2021 12:23

 (crédito: Reprodução/Youtube)
crédito: Reprodução/Youtube
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que no primeiro turno das eleições de 2018 as pessoas iam apertar o 17, número dele no pleito, e “aparecia a cara do Lula na urna ou dava o encerramento das eleições sem (o eleitor) saber em quem votou”. A afirmação, que foi apresentada sem provas, foi dita durante uma live pelas redes sociais do presidente na quinta-feira (30).

A resposta foi dada a uma apoiadora, que questionou Bolsonaro se o Brasil terá problemas de liberdade de expressão nas redes sociais em 2022, durante o pleito eleitoral. O presidente disse que o lado dele “já está sofrendo isso aí”. “Existe muita desconfiança do sistema eleitoral”, garante.

O presidente segue no assunto e passa a criticar a cassação do mandato do deputado estadual Fernando Francischini (Solidariedade-PR), decidida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em outubro deste ano. O deputado, que é apoiador do presidente, fez uma live no dia das eleições espalhando a notícia falsa de que duas urnas estavam fraudadas e não aceitavam votos em Bolsonaro.

“Faltavam 10 minutos para terminar as eleições de 2018 e ele (Francischini) questionou que quando as pessoas iam apertar o 17, aparecia a cara do Lula ou dava o encerramento das eleições sem saber em quem votou. Isso é verdade, isso aconteceu. Eu vi acontecer também, e muita gente de confiança trouxe isso”, garante o presidente.

Mais uma vez, Bolsonaro não apresentou provas. Vale lembrar que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não disputou as eleições de 2018 e imagens dele não apareciam nas urnas eleitorais. Após ser preso, Lula deixou a corrida presidencial e foi substituído por Fernando Haddad (PT).
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Manhã na Clube: entrevista com Carlos Veras (PT), deputado federal
China executa maiores exercícios militares em décadas
Papa recebeu como tapas os depoimentos de abusos no Canadá
Defesa de Brittney Griner alega falhas em provas apresentadas pela Rússia
Grupo Diario de Pernambuco