Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco
Digital Digital Digital Digital
Digital Digital Digital Digital
Notícia de Política

SUPREMO

STF rejeita pedido de Roberto Jefferson para afastar Moraes da relatoria de ações

Publicado em: 16/11/2021 22:04

 (Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil)
Foto: Valter Campanato/Ag. Brasil
O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou, por unanimidade, um pedido da defesa do ex-deputado do Roberto Jefferson para afastar o ministro Alexandre de Moraes da relatoria dos inquéritos que investigam o político.

Jefferson teve a prisão preventiva (por tempo indeterminado) decretada em 13 de agosto. A autorização partiu do ministro Alexandre de Moraes, do STF, no âmbito do chamado "inquérito da milícia digital" — continuidade do inquérito dos atos antidemocráticos.

O julgamento da ação foi realizado no plenário virtual do Supremo, ou seja, quando não há debate entre os ministros, e foi finalizado na última sexta-feira. Apenas Moraes, que se declarou impedido, não votou.

Os advogados do ex-deputado argumentavam supostas "omissões" do ministro e uma "condução parcial" dos processos "com interesses pessoais", mantendo a prisão preventiva de Jefferson. A defesa também declarou que o político teve piora no quadro de saúde por conta das decisões do magistrado em mantê-lo preso e dar continuidade às investigações. 

Fora da presidência do PTB
Na semana passada, o ministro também afastou Roberto Jefferson da presidência do PTB por 180 dias. O tempo pode ser prorrogado, atendendo a um pedido de deputados estaduais e federais da própria legenda. Eles apontam suspeitas de má gestão de recursos públicos do fundo partidário gerido pelo político.

Roberto Jefferson chegou a cumprir prisão domiciliar em setembro por conta de problemas de saúde, mas voltou para a prisão por determinação do Supremo. Em agosto, a Procuradoria-Geral da República (PGR) também o denunciou por incitação ao crime, ameaça às instituições e homofobia.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Laboratório anuncia teste para diferenciar o coronavírus da gripe A e B
Manhã na Clube: entrevistas com Alberto Feitosa (PSC), Márcia Horowitz e Andreia Rodrigues
Justiça por Beatriz: pais organizam peregrinação de 720 km para cobrar solução de assassinato
Pessoas que já tiveram covid podem adoecer novamente devido à ômicron
Grupo Diario de Pernambuco